Pular para o conteúdo principal

 ABMS capacita agentes da Defesa Civil de Belo Horizonte
Foto: Roger Victor

Associação de Mecânica de Solos capacita agentes da Defesa Civil de BH

criado em - atualizado em

Vistoriadores e agentes da Defesa Civil, integrantes do Grupo Gestor de Risco de Desastres (GGRD) da Prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Companhia de Saneamento de Minas Gerais participaram de capacitação técnica ministrada por membros da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) na tarde desta terça-feira (6) no auditório JK, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. 

A palestra sobre “Estabilidade de Taludes em Risco" foi ministrada pelos engenheiros Luís Edmundo Campos – geotécnico que tem prestado serviços voluntários à Defesa Civil de Salvador e do Estado da Bahia em vistorias durante o período chuvoso em ocorrência de desabamentos e deslizamentos – e pelo engenheiro Marcelo Guimarães Caldas, projetista e consultor em estabilidade e contenção de taludes, com larga experiência em áreas de risco. 

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) é uma associação técnico-científica sem fins lucrativos, de grande tradição na engenharia brasileira. Fundada em 1950, a ABMS congrega no Brasil os profissionais geotécnicos que atuam em Mecânica dos Solos, Mecânica de Rochas, Mecânica dos Pavimentos, Fundações, Barragens, Escavações, Túneis, Mineração, Geossintéticos, Geotecnia Ambiental, Aterros Sanitários, Geomecânica do Petróleo e demais atividades da Engenharia Geotécnica. A ABMS é a representante oficial do Brasil nas sociedades geotécnicas internacionais: ISSMGE (International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering), ISRM (International Society for Rock Mechanics) e ITA (International Tunnelling Association). 

Para o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, “esta parceria obedece às recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres adotado por países membros da ONU”.  O Núcleo da ABMS Minas Gerais possui, há mais de nove anos, parceria com a Defesa Civil de Belo Horizonte, prestando suporte e aconselhamento técnico voluntário em situações de risco. As equipes de geotécnicos acompanham a Defesa Civil nos locais afetados, fazendo a análise dos problemas e discutindo soluções. “A parceria com a ABMS capacita nossos servidores, agiliza a identificação, prevenção e resposta a riscos de acidentes geotécnicos decorrentes do período chuvoso”.