Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte terá espaço com produtos da Economia Solidária
Foto: Tiago Penna

Arraial de Belo Horizonte terá espaço com produtos da Economia Solidária

criado em - atualizado em

Com o objetivo de estimular a geração de trabalho e renda, sob a lógica da cooperação e da sustentabilidade, o Arraial de Belo Horizonte terá um espaço para a comercialização de produtos da Feira da Economia Solidária. Nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, 12 empreendedores vão oferecer ao público itens de artesanato e vestuário, como adereços juninos, roupas e acessórios. A entrada do evento é gratuita. 

 

A iniciativa inédita é uma parceria da Belotur com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e visa dar mais visibilidade à política de Economia Popular Solidária, da qual os expositores fazem parte. Ela tem como premissa a reciprocidade, a coletividade, a valorização dos produtos locais, a prática de preços justos, a sustentabilidade, o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação do meio ambiente.

 

"Temos, hoje, registrados pela Prefeitura, mais de 260 grupos que se dedicam à produção de artesanato, vestuário, cosméticos e alimentação de uma forma muito especial. Avançamos muito nos últimos meses, levando nossa feira a parques e ruas da capital, e essa parceria será fundamental para que o público veja e experimente a qualidade do que produzimos", explica a diretora de Economia Solidária da PBH, Águeda Bafile.

 

Para Dalci Gomes Vasconcelos, da Mimos com Arte, que vai expor seus produtos no evento ao lado dos colegas, a expectativa está em alta. “Eu gosto muito do Arraial e tenho certeza que vou fazer boas vendas. Com o que eu ganhar, pretendo comprar mais material e continuar produzindo minhas peças ao lado dos colegas do grupo”, explica.  

 

Para quem quiser apoiar e conhecer mais sobre o trabalho dos empreendedores, basta acessar a página da Economia Solidária

 

A Feira da Economia Solidária acontece todos os meses em parques da cidade, nos Tribunais de Justiça e sempre na segunda sexta-feira de cada mês no ponto fixo da Rua Goiás, no Centro. Os expositores participam também da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena

 

Arraial de Belo Horizonte 

 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio dos Supermercados BH, rádio oficial Liberdade FM, parceria de mídia da TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).