Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte mantém Posto de Comando virtual do COP-BH
Foto: PBH/ Divulgação

Arraial de Belo Horizonte mantém Posto de Comando virtual do COP-BH

criado em - atualizado em

O Centro Integrado de Operações Belo Horizonte (COP-BH) irá instalar um Posto de Comando, no formato virtual, neste fim de semana, especialmente para atender às demandas do Arraial de Belo Horizonte. A intenção é garantir que o evento transcorra sem gerar impactos no funcionamento da cidade. Mais de 10 instituições manterão equipes de plantão, de forma remota, a partir das 18h desta sexta-feira (28), até a meia-noite, podendo ser acionadas a qualquer momento, caso haja necessidade. O mesmo ocorrerá no sábado (29) e no domingo (30). No último fim de semana, em que acontecerão os shows de Gustavo Mioto e Barões da Pisadinha, está prevista a modalidade presencial.

 

O objetivo é reforçar ainda mais a estrutura de integração de diferentes setores para garantir que a população possa curtir as apresentações das quadrilhas, shows musicais, concursos e demais eventos que compõem a programação, com segurança e tranquilidade. Além da Belotur, que é responsável pelo evento, o Posto de Comando terá a participação da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB), BHTrans, Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria Municipal de Saúde, SAMU e da Coordenadoria de Atendimento Regional (CARE) Centro-Sul, e ainda da Polícia Militar (com o 1º Batalhão e o Batalhão de Trânsito), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Metrô BH, SEJUSP e DER.

 

Funcionando de forma bastante semelhante ao que acontece durante o carnaval, porém com as equipes sendo mantidas em plantão de forma remota, o Posto de Comando virtual deste final de semana irá administrar a logística do Arraial de Belo Horizonte para garantir a rapidez na tomada de decisões que garantam a mobilidade dos cidadãos, o fluxo de veículos emergenciais como ambulância e viaturas, as eventuais ações de defesa civil e a manutenção da ordem pública.

 

No dia a dia da capital, o compartilhamento de informações e a soma de esforços entre as 14 instituições públicas e uma da iniciativa privada que compõem o Centro de Operações, somado à visualização de mais de 3 mil câmeras, permitem que os integrantes monitorem o trânsito e a movimentação de pessoas nos principais espaços públicos da cidade, garantindo agilidade na solução de problemas de mobilidade, segurança e serviços urbanos.