Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte 2023 apresenta a 4ª edição do Concurso Prato Junino
Foto: Kel de Paula

Arraial de Belo Horizonte 2023 apresenta a 4ª edição do Concurso Prato Junino

criado em - atualizado em

Fortalecendo a gastronomia no Arraial de Belo Horizonte 2023, um dos três grandes pilares do festejo, a Belotur anuncia
a 4° edição do Concurso Prato Junino, competição que reúne alunos das faculdades de gastronomia Una, Senac, Arnaldo, Estácio de Sá e Promove. A primeira etapa do concurso, que são as seletivas dentro das escolas superiores, acontece entre os dias 7 e 22 de junho (confira programação abaixo).

 

Para a edição de 2023, a temática da disputa será ‘O Resgate da Memória Afetiva’, valorizando as lembranças nostálgicas das comidas simples e caseiras, dos encontros em volta das mesas, das reuniões em família e dos amigos de infância. A comissão julgadora de cada faculdade levará em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade e economicidade, além da presença de pelo menos dois insumos característicos da culinária mineira. 

 

“Falar de Arraial de Belo Horizonte é destacar também a gastronomia da nossa cidade. E o já tradicional Concurso Prato Junino tem papel significativo no festejo. Ficamos muito felizes em ver esses alunos, profissionais que estão iniciando na atividade gastronômica, produzir variadas receitas, com características marcantes da nossa culinária, reconhecida pela Unesco. Os turistas e moradores da cidade que comparecerem ao evento poderão provar pratos muito bem trabalhados pelos estudantes e com preços acessíveis”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

A seleção dos pratos acontecerá em duas etapas, sendo a primeira nas seletivas dentro das faculdades, onde dois grupos de cada escola serão selecionados. A segunda etapa será a Grande Final do Concurso Prato Junino, ocasião em que serão conhecidos os ganhadores. Os cinco grupos de estudantes vencedores, um de cada instituição, receberão kits que representam a gastronomia mineira, dólmãs personalizados e terão seus pratos comercializados na Vila Gastronômica, espaço de alimentação no Arraial de Belo Horizonte 2023. O evento final está previsto para acontecer no dia 8 de julho, na Mineiraria - Casa da Gastronomia .

 

O júri técnico da Grande Final do Concurso Prato Junino será formado por Celina Aquino, jornalista especializada em Moda e Gastronomia no jornal Estado de Minas; Djalma Victor, chef de cozinha, proprietário dos restaurantes Osso - Mind The Bones e Rotisseria Central e participante de programas de culinária como Mestre do Sabor e Top Chef Brasil;  Ivo Faria, chef de cozinha do Instituto Ivo Faria; e por Lorena Martins, jornalista do O Tempo e influenciadora com foco em gastronomia.  

 

Programação das seletivas do Concurso Prato Junino 2022 

Una: 07/06, às 20h30

Senac: 14/06, às 13h

Arnaldo: 19/06, às 9h40 e 20h30

Estácio de Sá: 20/06, às 13h

Promove: 21/06, às 8h e 22/06, às 19h40

 

(As seletivas não são abertas ao público, mas a imprensa está convidada e poderá cobrir o Concurso)

 

Arraial de Belo Horizonte

 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).