Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte homens e mulheres, em frente a computadores, dispostos em três fileiras; à frente, uma grande tela e os dizeres: Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte.
Foto: Telma Gomes/PBH

Arraial de Belo Horizonte 2018 terá esquema de segurança especial

criado em - atualizado em
O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) terá um Posto de Comando especialmente para atender às demandas da 40ª edição do Arraial de Belo Horizonte, a partir de sexta-feira, dia 22/6. O objetivo é reforçar ainda mais a estrutura de integração das instituições públicas de diferentes setores para garantir que a população possa curtir as apresentações das quadrilhas, os shows musicais, e participar da Vila Gastronômica com segurança e tranquilidade.

A partir das 18h de sexta-feira até às 2h de sábado, dia 23, e em todos os dias de eventos e no mesmo horário, o Posto de Comando será montado, na Praça da Estação, para administrar a logística do Arraial de Belo Horizonte e reunirá no COP-BH representantes da Belotur, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Guarda Municipal, SLU, BHTrans e SAMU. Isso garantirá rapidez na tomada de decisões em relação à mobilidade dos cidadãos, o fluxo de veículos emergenciais como ambulância e viaturas, as eventuais ações de defesa civil e manutenção da ordem pública.

O posto terá também representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Segurança alimentar e Cidadania; de Fiscalização; e de Obras e Infraestrutura; da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul; das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. A Prodabel vai fornecer apoio técnico e garantir contato direto, por telefone, com o Juizado da Infância e da Juventude.
 


Pesquisa

Em 2017, a segurança foi um dos itens mais bem avaliados do Arraial de Belo Horizonte, dentro da pesquisa de satisfação realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo. De zero a dez, a sensação de segurança ficou com nota 8,1. Foram mais de 400 entrevistados durante os dias do evento. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, mesmo com 70 mil pessoas curtindo o Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação em 2017, foram registrados apenas quatro boletins de ocorrência.



O Arraial de Belo Horizonte

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Arraial de Belo Horizonte completa quatro décadas de festividades juninas em 2018. Além dos tradicionais concursos de quadrilhas e dos grandes shows na Praça da Estação, neste ano, o Arraial de Belo Horizonte tem a gastronomia mineira como um dos principais pilares. São diversas festas e quermesses, circuitos culinários, concursos gastronômicos, oficinas e presença de grandes chefs de cozinha mineiros.

Em 2017, 185 mil pessoas curtiram o Arraial de Belo Horizonte durante um mês de programação. A movimentação econômica dos fins de semana de evento na Praça da Estação, de 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho, chegou a R$ 1,68 milhão.

O Ministério do Turismo e a Embratur elegeram Belo Horizonte um dos cinco maiores destinos turísticos no período junino, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).