Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público inaugura a exposição "O Arraial de Belo Horizonte e a Cidade"
Foto: PBH/ Divulgação

Arquivo Público inaugura a exposição "O Arraial de Belo Horizonte e a Cidade"

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura, nesta quarta-feira (12), às 15h, a exposição "O Arraial de Belo Horizonte e a Cidade", que reúne uma série de fotografias, documentos e objetos que fazem parte da trajetória do Arraial de Belo Horizonte, grande festa de valorização da cultura e das tradições juninas realizada pela Belotur, que chega neste ano a 44ª edição. A exposição, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, fica em cartaz até 11 de agosto, no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), e pode ser visitada gratuitamente das 9h às 17h. Mais informações sobre a mostra e sobre o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte estão disponíveis no Portal da PBH.

 

A mostra tem caráter retrospectivo e reúne arquivos do Fundo Belotur - documentos produzidos pela Belotur no passado, de alta importância histórica, que foram recolhidos pelo Arquivo Público para custódia e preservação. Os arquivos partem de 1979, com o 1º Forró de Belô, e avançam até a atualidade, com fotografias e peças gráficas sobre a festa.

 

O acervo documental que compõe a exposição aborda a rica tradição do “Arraial de Belo Horizonte”, trazendo também camisetas, crachás, folders com a programação, pulseiras, broches, clippings sobre o evento, adesivos, saco de linho para brincadeiras, troféu, medalhas, além das plantas de cenografia feitas por Raul Belém Machado que tratam da estrutura da festa. Por meio desses registros documentais é possível conhecer a história do “Arraial de Belo Horizonte”, que há vários anos vem contribuindo para o turismo, a economia e a difusão cultural na cidade, tornando-se uma celebração cada vez mais democrática.

 

O Arraial de Belo Horizonte

 

O Arraial de Belo Horizonte teve a primeira edição em 1979. Desde então, tornou-se o maior festejo junino das regiões Sul e Sudeste do Brasil e um dos responsáveis por manter viva a tradição e a cultura dos festejos juninos no país. A partir de 1980, o evento passou a ser coordenado pela Belotur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Ao longo dos anos, o Arraial vem se tornando uma celebração cada vez mais diversa, atraindo moradores e turistas de diversos cantos do país. Em 2023, o festejo será realizado nos dois últimos finais de semana de julho (nos dias 21, 22, 23, 29 e 30) e no primeiro fim de semana de agosto (nos dias 5 e 6), mantendo a já tradicional “Experiência Junina Completa”, com apresentação das quadrilhas, shows de artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas.

 

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH)

 

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. O Arquivo é organizado por "Fundos": cada órgão da PBH possui uma coleção referente à sua história, como por exemplo, o Fundo Secretaria de Meio Ambiente, Fundo Secretaria de Educação e Fundo Belotur.

 

Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade. Para garantir o acesso a toda essa documentação, profissionais de diversas áreas trabalham em ações que envolvem gestão de documentos, conservação, organização e arranjo dos conjuntos documentais.

 

Serviço

Exposição "O Arraial de Belo Horizonte e a Cidade"

Período: 12 de julho até 11 de agosto, com visitação das 9h às 17h

Local: Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) - R. Itambé, 227 - Floresta, Belo Horizonte

Atividade gratuita