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Arquivo Público da Cidade de BH abre inscrições para Seminário de Gestão de Documentos
Foto: Mariane Botelho

Arquivo Público de BH abre inscrições para Seminário de Gestão de Documentos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abre as inscrições para o XI Seminário de Gestão de Documentos: Arquivos e Governança, evento realizado pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) que promove debates técnicos e difunde as boas práticas arquivísticas desde 1999. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (17) até 7 de agosto de 2023, de forma on-line e gratuita. O seminário, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2023, em formato híbrido: on-line por meio de aplicativo de vídeo e presencial na sede do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e no Cine Santa Tereza.

 

O Seminário de Gestão de Documentos tem por objetivo a reflexão sobre temas relacionados à gestão de documentos no âmbito da Arquivologia, confrontando a teoria e o método com as práticas arquivísticas desenvolvidas por instituições, sobretudo as de caráter público, sugerindo novos enfoques e perspectivas para os gestores públicos e para a comunidade acadêmica de um modo geral. Nesta edição, o foco está na “governança arquivística”, que supera a ideia e a prática tradicional do “governo dos arquivos”, se apresentando como um processo intersetorial e colaborativo.

 

Participam do seminário especialistas, representantes ou técnicos de instituições arquivísticas, e membros da comunidade acadêmica. Além das palestras, o seminário oferece minicursos para treinamento e capacitação do público, que é formado por servidores municipais e profissionais atuantes nas instituições públicas arquivísticas e de guarda de acervos, acadêmicos do campo arquivístico e interessados em geral.

 

Sobre o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte

 

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso aos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH, encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

 

Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam uma enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos da cidade. O APCBH abriga hoje um volume documental de cerca de 1.500 metros lineares de documentos textuais e 1 milhão e 200 mil itens documentais dentre fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas, mapas, dentre outros.

 

Programação

 

Dia 09/08 | Virtual

9h30 às 12h | Mesa: A gestão de documentos como parte da reflexão teórica e estratégica para a boa governança nas administrações públicas

Abertura da mesa - Yuri Mello Mesquita - Diretor do APCBH                                                                   

Jean Mattos Duarte - Diretor Presidente Prodabel (PBH)                                                                              

Welder Antônio Silva – Professor da Escola de Ciência da Informação (UFMG) e arquivista                                           

Mediadora: Rafaela de Araújo Patente (APCBH)

 

Dia 10/08 | Presencial no APCBH                                                                                                                      

13h30 | Credenciamento

14h | Apresentação do Histórico do Seminário de Gestão de Documentos do APCBH - Sezilmar Trindade de Araújo (APCBH)

14h30 às 15h30 | Mini-Curso - Organização de Arquivos Correntes - Rafaela de Araújo Patente

15h30 | Pausa para o café

16h às 17h | Mini-Curso - Conservação de documentos arquivísticos - Demilson Malta

 

Dia 11/08 | Presencial no Cine Santa Tereza

13h30 | Credenciamento

14h | Mesa Apresentação da experiência do convênio entre o APCBH a CMBH - Yuri Mello Mesquita

15h às 16h | Sessão de filmes comentada - Cinejornais de Belo Horizonte

16h | Pausa para o café

16h30 às 17h | Mesa de Encerramento

Eliane Parreiras - Secretária Municipal de Cultura

Luciana Rocha Féres - Presidente da Fundação Municipal de Cultura - FMC

Yuri Mello Mesquita - Diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte

Rafaela de Araújo Patente - Coordenadora de Gestão de Documentos

 

Serviço

Inscrições abertas para o XI Seminário de Gestão de Documentos: Arquivos e Governança

Período de inscrição: 17 de julho até 7 de agosto de 2023

Período de realização do evento: 9, 10 e 11 de agosto 

Inscrições: pbh.gov.br/apcbh

Endereço do evento: Rua Itambé, 227 - Floresta (APCBH) e Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza (CST)

Atividade gratuita