Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público da Cidade oferece minicursos na 8ª Semana Nacional de Arquivos
Divulgação/PBH

Arquivo Público da Cidade oferece minicursos na 8ª Semana Nacional de Arquivos

criado em - atualizado em

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - APCBH participa, em junho, da 8ª Semana Nacional de Arquivos, uma iniciativa do Arquivo Nacional que busca abrir as instituições arquivísticas do país para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental. Neste ano, a acessibilidade será o tema central do evento. O APCBH irá oferecer dois minicursos: um sobre práticas básicas de preservação de acervos (dia 4, das 9h às 11h) e outro sobre noções básicas de organização de documentação coletiva (dia 6, das 9h às 11h). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail educativoapcbh@pbh.gov.br. Mais informações sobre o Arquivo Público da Cidade podem ser acessadas no Portal da PBH.

Para Yuri Mello Mesquita, diretor do APCBH, ações como a Semana Nacional de Arquivos fortalecem o papel dos arquivos para a memória e para a democracia. “O tema desta edição se volta para a construção de arquivos cada vez mais acessíveis aos cidadãos, o que demonstra que estamos no caminho para o conhecimento maior da pluralidade da nossa sociedade. Além disso, esse tema vai ao encontro de uma nova frente que se abriu no APCBH que visa orientar a preservação de arquivos coletivos, que são construídos por movimentos sociais e demais grupos que não foram contemplados no passado por uma política voltada para os seus acervos”, completa.

Sobre os minicursos

No dia 4 de junho acontece o minicurso “A prática de conservação de acervos” pretende apresentar e discutir ações de conservação preventiva de acervos com enfoque na prevenção. Serão apresentadas medidas simples para a preservação de acervos documentais com o uso de materiais disponíveis no mercado e de fácil acesso. O minicurso visa oferecer conhecimentos de higienização e acondicionamento adequados para cada tipo de documento.

Já no dia 6 de junho, o APCBH promove o minicurso “Arquivos, museus e bibliotecas: convergências sobre a prática na formação de conjuntos documentais comunitários”, que irá discutir as diferenças entre arquivos, museus e bibliotecas e mostrar alguns requisitos para o desenvolvimento de práticas arquivísticas necessárias para a formação e a organização de documentação coletiva. O objetivo é apresentar noções básicas de organização de documentação coletiva. Para os dois minicursos as vagas são limitadas e serão entregues certificados aos participantes.

Outra atração da Semana Nacional de Arquivos no Arquivo Público da Cidade será a exposição “Belo Horizonte: ontem e hoje”, com documentos e fotografias do acervo do APCBH. O visitante será imerso na história de Belo Horizonte, por meio de imagens de uma cidade que se transformou de forma intensa e acelerada. O público poderá rememorar as carroças que transportavam os produtos e pessoas; bondes circulando nas vias da cidade; a Avenida Afonso Pena e os fícus - como apenas os moradores mais antigos da capital vão se lembrar; além da inauguração do viaduto Santa Tereza, em 1929, elemento importante na paisagem de Belo Horizonte. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A Semana Nacional dos Arquivos

Realizada pelo Arquivo Nacional, a Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos reunindo arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Ela acontece em instituições que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. O evento tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho. Em 2024, a 8ª edição será realizada de 3 a 9 de junho e tem na acessibilidade, em seus múltiplos sentidos, o seu tema central.

Sobre o APCBH

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso aos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. Ao longo de mais de três décadas de trabalho, a instituição venceu inúmeros desafios. Sua sede atual conta com mais de 1.500 metros lineares de documentos textuais e 1,2 milhão de itens documentais como fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas, mapas, entre outros. O trabalho do APCBH é feito com o intuito de garantir a preservação e a acessibilidade ao rico patrimônio documental da cidade. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

Serviço

8ª Semana Nacional de Arquivos | Programação APCBH

Minicurso 1: A prática de conservação de acervos

Data: terça-feira (4), das 9h às 11h

 

Minicurso 2: Arquivos, museus e bibliotecas: convergências sobre a prática na formação de conjuntos documentais comunitários

Data: Dia 6 de junho, quinta-feira, das 9h às 11h

 

Inscrições gratuitas: e-mail educativoapcbh@pbh.gov.br

 

Local: Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (Rua Itambé, 227, Floresta)