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Área de Escape evita mais dois acidentes e mostra acerto do projeto
Foto: PBH/ Divulgação

Área de Escape evita mais dois acidentes e mostra acerto do projeto

criado em - atualizado em

A área de escape construída pela Prefeitura de Belo Horizonte no Anel Rodoviário já conseguiu evitar oito acidentes com veículos de grande porte desde a inauguração da estrutura, em agosto do ano passado. Dois desses acidentes nos últimos dias: na quinta-feira (15), um caminhão guindaste apresentou problemas no freio na descida do bairro Betânia, no começo da tarde, e o motorista, que seguiu as orientações da sinalização de advertência, principalmente os testes dos freios, utilizou o dispositivo de segurança. Na manhã desse domingo (18), um caminhão carregado com chapas de aço utilizou a área depois de também apresentar problemas nos freios.  

 

A PBH assumiu a execução das obras, mesmo o Anel Rodoviário sendo uma área de responsabilidade do governo federal. As obras duraram nove meses e foi feito investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município.  O diretor de Sistema de Viário da BHTrans, José Carlos Ladeira, enfatiza a importância do investimento feito pela PBH na construção da estrutura.

“Quando realizamos os estudos e as obras de implantação da Área de Escape, houve sugestões e críticas de que ela deveria ser mais abaixo. Consultamos especialistas que nos orientaram sobre a melhor localização da área, o quanto antes possível na via, para que o motorista consiga testar o sistema de frenagem e, se apresentar problemas, poder utilizá-la com segurança. O local da Área de Escape é adequado, está bem sinalizado e, a cada nova utilização com sucesso os motoristas de veículos pesados sabem que podem contar e, estão se habituando a testar o sistema de freios já no início desse trecho do Anel Rodoviário”, ressaltou José Carlos.

 

Operação de retirada

 

Sempre que a Área de Escape é utilizada, as equipes do Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) verificam, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura, a entrada dos veículos e acionam o protocolo de segurança. Equipes da BHTrans, da Via 040 e da Polícia Militar Rodoviária isolam a área e é acionado o reboque para a retirada. A remoção é iniciada assim que as condições do trânsito no local são favoráveis e seguras.  

 

Projeto Área de Escape

 

O projeto da Área de Escape do Anel Rodoviário foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).  Ela fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis. A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo.

 

No local, foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares. A Área de Escape está em operação desde Agosto de 2022.

 

Confira no YouTube da Prefeitura um vídeo que conta a história da Área de Escape do Anel Rodoviário.