Pular para o conteúdo principal

Aquário de BH conta com audioguia para visitas mais inclusivas e dinâmicas
Suziane Brugnara/PBH

Aquário de BH conta com audioguia para visitas mais inclusivas e dinâmicas

criado em - atualizado em

Neste mês de férias escolares, o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, localizado no Zoológico de BH, é um destino bem procurado. Buscando tornar a experiência do público cada vez mais positiva e inclusiva, foi desenvolvido para os tanques um sistema de audioguia com informações que irão contribuir para um melhor entendimento sobre a importância do equipamento.  

Por meio de Qr Codes disponibilizados em cada tanque, o visitante consegue ter acesso a áudios explicativos sobre as espécies que estão naquele tanque, além de jogos interativos. Outras informações e curiosidades também estarão disponíveis, por exemplo, como a água do Aquário permanece sempre limpa, o que significam algumas esculturas do local e até mesmo por qual motivo alguns peixes menores nadam juntos.

O projeto contou com várias etapas e foi desenvolvido pela equipe de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), além do envolvimento de outros setores. Durante aproximadamente cinco meses, foram realizados os trabalhos de produção e edição dos textos, visitas técnicas, seleção de imagens e gravações dos áudios. “O audioguia traz informações que são relevantes para que os visitantes entendam melhor o que estão vendo nos tanques. Tem, ainda, grande importância para que pessoas com deficiência também tenham acesso a esse conteúdo de forma inclusiva”, conta a estagiária de Uso Público e Eventos da FPMZB, Anny Miranda.

A ferramenta também é uma aliada na proposta de levar educação ambiental aos visitantes, conforme explica Vivian Carolinne da Silva, estagiária de Uso Público e Eventos da FPMZB e que também participou da criação do audioguia. “Essa ação é um marco para a Fundação porque possibilita que o visitante tenha uma experiência imersiva, não só a tornando mais enriquecedora como também reforçando os valores de educação e preservação. O público poderá entender um pouco mais sobre o importante trabalho exercido pelo Aquário quando falamos em conservação das espécies, tornando o passeio mais educativo, acessível e significativo”, finaliza.    

A ideia do audioguia surgiu por meio de sugestões enviadas por uma pesquisa de satisfação, disponibilizada aos visitantes do Aquário, conforme explica a gerente de Uso Público e Eventos da FPMZB Gisele Mafra. “Tivemos retorno dessa pesquisa nas quais alguns visitantes solicitaram uma forma de auxiliar e enriquecer a visita. A proposta desse audioguia é justamente possibilitar que o público tenha uma experiência mais rica e com mais autonomia, obtendo informações e curiosidades sobre as espécies e o aquário”, explica.

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco funciona de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30, com entrada permitida até às 16h. Confira aqui os valores dos ingressos.

Aquário do Rio São Francisco (Zoológico de Belo Horizonte)

Endereços: Portaria I – Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 – Braúnas

Portaria II – Av. Antônio Francisco Lisboa, 2.600 – Confisco

Confira aqui os valores dos ingressos.