Pular para o conteúdo principal

Aprovados em concurso da Guarda Municipal participam de aula inaugural do Curso de Formação de Agentes
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Aprovados em concurso da Guarda participam de aula inaugural de formação

criado em - atualizado em

Os 141 candidatos aprovados no concurso público para a Guarda Municipal, regido pelo Edital 01/2019, tiveram nesta segunda-feira (26) a aula inaugural do Curso de Formação de Agentes. Composta por 111 homens e 30 mulheres. A turma recebeu as boas-vindas do secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, e do comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), Rodrigo Sérgio Prates, no Auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte.

Em sua fala, o comandante Prates destacou a importância da chegada de novos integrantes para a corporação. Segundo ele, a Guarda Municipal se fortalece, para continuar prestando um bom trabalho à cidade e à população. O curso de formação é a última etapa para a posse dos candidatos aprovados e terá a duração de 90 dias, com 712 horas/ aula.  A qualificação técnica segue a Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional Segurança Pública (SENASP), prevendo ainda uma parte complementar, que ao final resultará em um total de 1.200 horas/ aula, demandando aproximadamente 12 meses para sua conclusão.

O secretário Genilson falou da expectativa do município, diante do ingresso dos novos guardas que serão formados ao final do curso. Ele citou a carta que recebeu do pai de um dos alunos, explicando o motivo que levou o filho a decidir ser um guarda municipal. “A triste experiência vivida pelo filho, ao ser vítima de um assalto, se agravou com o desfecho da ocorrência, que resultou na morte do autor do crime. O pai conta que o filho decidiu virar um guarda exatamente para tentar fazer diferente. Para agir como uma força de segurança que age preventivamente contra o crime, salvando vidas de ambos os envolvidos”, relatou.

A mesa da solenidade foi composta ainda pela presidente da Fundação CEFET Minas, Ângela de Mello Ferreira, pela diretora da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Cinara Maria Moreira Liberal, pela diretora-geral da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, Maria Isabel Araújo Rodrigues, pela diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), Lidiane Ferraz Drumond, e  pelo subcomandante da GCMBH, Nedson Moreira Gonçalves.

Gratidão

Entre os alunos que participarão do Curso de Formação de Agente da Guarda Municipal, a gratidão foi o sentimento mais citado para definir o que prevalecia em seus corações, na manhã desta segunda-feira. “A ansiedade era muito grande, mas ela se foi para dar lugar a uma expectativa muito otimista, a uma fé inabalável de que tudo dará certo. Felicidade e gratidão são os sentimentos que tomam conta de mim, neste momento. Tenho consciência da relevância que este curso terá para a nossa carreira”, desabafou a aluna Daniela Oliveira Viega.

Para o aluno Leandro Douglas da Silva, a situação não era diferente. Segundo ele, o momento era de agradecer a Deus pela oportunidade de participar do curso de formação, o que representava para ele que seu objetivo, ao prestar concurso para ingressar na Guarda Municipal, foi alcançado. “A expectativa é enorme. A recepção que estamos tendo, com esta aula inaugural, é excelente. Espero realmente atender às expectativas e honrar grandemente a corporação”, resumiu.

Durante o curso de formação os alunos terão disciplinas como Ética; Cidadania; Direitos Humanos; Segurança Pública e Defesa Social; Conhecimento do Espaço Urbano de Belo Horizonte; Conceitos de Violência, Crime e Controle Social; e Desordem Pública. E ainda Funções e Atribuições das Guardas Municipais conforme a Lei Federal 13.022/2014; Uso Legal e Progressivo da Força; Preservação Ambiental; Atuação na Comunidade Escolar e em seu Entorno; Gerenciamento e Ordenamento do Trânsito; Noções de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, entre outros temas.

O concurso ofereceu 500 vagas para o cargo de guarda civil municipal. A composição de novas turmas de aprovados ocorrerá de forma sucessiva, até que todas as vagas sejam preenchidas. A SMSP destaca que todas as informações oficiais relacionadas ao Concurso 001/2019 são publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). O acompanhamento por parte dos interessados deve, portanto, ser realizado exclusivamente por meio de consultas ao DOM.