Pular para o conteúdo principal

Parte de cima do app da PBH com os itens Solicitar Serviços e Minhas Solicitações.
Foto: Divulgação PBH

App da PBH já recebe denúncias sobre atuação de flanelinhas

criado em - atualizado em
O aplicativo da Prefeitura de BH, o PBH App, agora oferece um link para que o usuário denuncie a atuação de flanelinhas, com possibilidade de apontar no mapa o ponto exato onde está ocorrendo o problema ou até mesmo enviar uma foto da cena. Tudo isso de maneira sigilosa e segura.


Para utilizar o canal de denúncia, basta clicar no item "solicitar serviços" e escolher a opção “Locais de Atuação de Flanelinhas em Vias Públicas”. Os pedidos serão encaminhados diretamente à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e auxiliarão, de maneira efetiva, no mapeamento e no planejamento de ações preventivas contra esse tipo de prática.


A atuação dos flanelinhas configura crime de tentativa de extorsão, na medida em que o “tomador de conta” exige do proprietário do veículo o pagamento de um valor em dinheiro para usar um espaço da via pública, sob ameaça, velada ou não, de ser “surpreendido” com danos no carro, como encontrar a lataria arranhada ou os vidros quebrados, ao retornar ao local onde estacionou.


Desde fevereiro de 2017, a Guarda Municipal de Belo Horizonte realiza a Operação Flanelinha em dias de jogos de futebol ou em grandes eventos, para coibir a ação dos flanelinhas nas imediações dos estádios e de áreas próximas a parques e atrações turísticas.


Somente de janeiro a novembro de 2018, o saldo dos trabalhos foi de 992 pessoas abordadas, sendo nove delas presas e 23 ocorrências registradas.


Diretor geral de Operações da Guarda Municipal, Júlio Cesar Pereira de Freitas chama a atenção para uma dificuldade que os agentes da Guarda Municipal enfrentam nestas situações. É que o autor da tentativa de extorsão somente pode ser autuado se a vítima concordar em seguir até a delegacia da Polícia Civil para registrar a queixa. “Isso raramente ocorre. A pessoa está com ingresso comprado para um jogo ou um show e prefere não levar o registro adiante”, explica.


Nesses casos, os guardas municipais fazem a abordagem, advertem os flanelinhas a deixarem o local e permanecem de prontidão para evitar que eles interpelem novas vítimas. A permanência da Guarda no local é necessária tendo em vista que a denúncia de tentativa de extorsão não chega a se tornar oficial e os flanelinhas acabam reincidindo na intimidação a novos motoristas, em outros eventos.



Mapeamento

Com a facilidade de apontar locais de atuação de flanelinhas oferecida pelo aplicativo, o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, destaca que a ação preventiva da Guarda Municipal ganhará um impulso fundamental. “Agora, a prática dessa tentativa de extorsão poderá ser mapeada em toda a cidade, levando os guardas a intensificarem sua presença nos pontos mais críticos, com rondas mais frequentes e direcionadas”, explica.


Segundo Genilson, ao atuar no combate à desordem urbana, a Guarda Municipal intensifica seu papel no patrulhamento comunitário preventivo, se aproximando cada vez mais do cidadão e ainda se antecipa no combate a outros crimes mais graves, que podem ser desencadeados pela presença dos flanelinhas, como agressões físicas decorrentes de discussões com os motoristas e até mesmo homicídios decorrentes da disputa por áreas de atuação entre os próprios flanelinhas.

 

 

08/01/2019. Aplicativo contra ação de flanelinhas. Foto: Divulgação/PBH