Pular para o conteúdo principal

Aposentados nascidos em outubro devem fazer a prova de vida até segunda-feira (31)
Foto: Adão de Souza/PBH

Aposentados nascidos em outubro devem fazer prova de vida até segunda-feira (31)

criado em - atualizado em

Mais da metade dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em outubro ainda não fizeram a prova de vida e poderão ter o salário de outubro suspenso. O prazo termina na próxima segunda-feira (31).

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, que coordena a área de gestão previdenciária, são 898 beneficiários (54% do total) nesta situação.

Após cancelado, o pagamento só poderá ser retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Como fazer?

O interessado deve comparecer, presencialmente, a qualquer agência ou posto de atendimento do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura para que os servidores recebam seus salários). No local, o beneficiário deverá realizar a prova de vida em um terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante, garantindo que o recadastramento foi efetivado.

Caso o aposentado ou pensionista não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar o procedimento pelo equipamento de autoatendimento, por qualquer motivo, será necessário apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente da agência.

Exceções

Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências:

 - Se for pensionista menor de 18 anos de idade;

- Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

- Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;

- Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo;

- Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

- Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Pagamentos suspensos

A Prefeitura informa que 227 aniversariantes de setembro que não fizeram a prova até o dia 20 deste mês estão com os salários suspensos. Desse total, 41 já compareceram ao Bradesco e já regularizaram a situação e terão o pagamento liberado no dia 21 de novembro.

Outros 75 beneficiários, que deveriam ter feito o procedimento nos meses de maio, junho, julho e agosto, continuam com os salários bloqueados.  Nesses casos, o crédito do benefício ficará suspenso até que a situação seja regularizada.

Anual

A prova de vida será realizada até o final do ano e cada grupo deve ir presencialmente ao banco no mês de nascimento. A Prefeitura esclarece que não é necessário o comparecimento daqueles que fizeram aniversário em 2022 nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Nesses casos, a obrigatoriedade será em 2023.

Suspenso desde março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19, o processo foi reativado em maio, após a vacinação da maior parte da população e a estabilização dos indicadores epidemiológicos e assistenciais.

O objetivo é confirmar que o aposentado/pensionista está vivo e, assim, inibir possíveis irregularidades no recebimento de salário por terceiros. Ao todo, a Prefeitura conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas.

Mais informações podem ser consultadas on-line.