Pular para o conteúdo principal

Funcionários da Prefeitura recuperando cratera aberta da Teresa Cristina após temporal
Foto: Adão de Souza

Após apenas três dias, avenida Teresa Cristina, na Regional Oeste, é reaberta

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, nesta sexta-feira, dia 31, concluiu a reconstrução de trechos da rede de microdrenagem entre as avenidas Teresa Cristina e Amazonas e a via está liberada para tráfego. Foram três dias até a recuperação e tamponamento da cratera – aberta pelas fortes chuvas que atingiram a capital na terça-feira, dia 28 – e o envelopamento do interceptor de esgoto.

 

Os trabalhos de desobstrução e limpeza da avenida Teresa Cristina são necessários para posterior reconstrução via.  A equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) está atuando, em primeiro plano, com foco na mobilidade urbana do local, com o recolhimento das placas de asfalto e entulhos que foram carreados pela força das águas, limpeza e desobstrução das bocas de lobo e galerias e recomposição do asfalto.

 

A força-tarefa disponibilizada envolve mais de 2,5 mil funcionários da Prefeitura, tem caráter excepcional e representa um incremento ao serviço de manutenção e cuidados com a cidade que já é realizado diariamente pelas equipes de manutenção da Sudecap. 

 

Durante todo o ano, estas equipes atuam nas nove regionais em limpeza e desobstrução de bocas de lobo, tapa-buracos, podas e supressões, nos cuidados com praças e jardins, recapeamento de vias e manutenção dos prédios públicos próprios municipais.  

 

“A Prefeitura está atuando intensivamente nessa última semana para salvar vidas, cuidar da cidade e reparar os danos causados pela chuva. São dezenas de máquinas e equipamentos e mais de 300 trabalhadores nossos atuando em todas as frentes para dar uma resposta rápida e eficiente para a cidade", explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

 

Ainda neste ano a Sudecap fará a obra de implantação da bacia de detenção do bairro das Indústrias, o que contribuirá para mitigar os impactos na região da avenida Teresa Cristina. Para reduzir o risco de inundações na avenida, também é necessária a conclusão das intervenções no córrego Ferrugem, em Contagem, iniciadas pelo governo do Estado, nas quais estavam previstas a construção de três bacias de detenção.