7 January 2019 -
Com um aparelho celular, em Belo Horizonte, o motorista pode comprar créditos para usar as vagas de estacionamento rotativo da capital. A facilidade e praticidade do rotativo digital têm garantido a adesão por parte dos usuários. Seis meses após o lançamento, 1,5 milhão de créditos foram adquiridos. A corretora de imóveis Nelcídia Oliveira Santos aprovou o rotativo digital que facilitou seus deslocamentos pela cidade. “Aprovo 100%. É muito prático, pois, de casa mesmo eu já compro os créditos que vou precisar durante a semana”, diz ela.
Os créditos podem ser adquiridos pelo celular, por meio dos aplicativos credenciados ou, se preferir, o motorista pode fazer aquisição e ativação dos créditos em um dos postos de venda fixos espalhados pela cidade. Já estão em operação seis aplicativos de celular e quatro aplicativos para Postos Fixos de Venda, com 708 postos já disponíveis para aquisição de créditos eletrônicos. “Atingimos nosso objetivo. Implantamos um sistema seguro, moderno, que oferece conforto e facilidade para todos os usuários do estacionamento rotativo de Belo Horizonte”, diz o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira.
Com o rotativo digital, as folhas de papel foram substituídas por créditos eletrônicos. Isso significa que cada crédito adquirido equivale a uma folha, com o mesmo valor e com o bônus 30 minutos. As folhas deixaram de ser distribuídas no mês de outubro, mas não perderam a validade e ainda podem ser utilizadas.
A motorista Carla Marina Barros dos Santos Lúcio achou válida a mudança do papel para o digital. “É muito fácil comprar os créditos, com o meu celular aciono o aplicativo sem precisar me deslocar”, conta Carla. O novo sistema ajuda o motorista a controlar os créditos e a evitar as multas. “Eu recebo uma mensagem pelo celular avisando que o meu tempo na vaga está acabando e ainda fica registrado, no celular, todo o meu histórico de uso do rotativo, como dia, hora e tempo em que eu estacionei”.
Motofretistas
Os motofretistas (placa vermelha) também estão usando o rotativo digital para garantir a rotatividade das vagas e garantir mais agilidade no serviço de motofrete. O motofretista não compra créditos eletrônicos, nem paga nada pelo uso da vaga, mas deve acessar o sistema e respeitar o tempo de permanência, que é de uma hora.
A fiscalização, de competência da Guarda Municipal e Polícia Militar, é feita também por meio de um aplicativo próprio em que os agentes conferem a placa do veículo e o tempo de permanência indicado na placa de regulamentação. Pelo aplicativo, os agentes também verificam se o veículo está ou não regular.
Todas as informações sobre o estacionamento rotativo digital estão na página da BHTrans, no portal da Prefeitura.
Sistema democrático
O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar as vagas de estacionamento para veículos. O objetivo é garantir mais oportunidades de estacionamento, aumento da fluidez do trânsito e melhorias na qualidade de vida. A capital possui 23.679 vagas físicas que podem se transformar em 107.069 oportunidades de estacionamento caso seja respeitado o tempo de permanência máximo de cada vaga. A receita líquida do sistema é revertida em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.
O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona, na maioria dos locais, de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha/crédito digital não é exigido aos sábados). Na Estação Pampulha, nos dias úteis, funciona das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 15h.
Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha/crédito digital do rotativo, com exceção no Parque das Mangabeiras, que funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.