Pular para o conteúdo principal

Dois guardas municipais abordam dois jovens em uma região com muitos carros.
Foto: Divulgação PBH

Aplicativo ajuda Guarda Municipal a prender acusados de atuar como flanelinhas

criado em - atualizado em

Seis homens foram presos pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira, dia 18, acusados de atuar como flanelinhas na região hospitalar, no bairro Santa Efigênia. O grupo estaria abordando motoristas na esquina da avenida Alfredo Balena com rua Padre Rolim, exigindo pagamento para que pudessem estacionar em áreas públicas, sob ameaça velada de terem os veículos danificados.

 

De acordo com o supervisor de Operações da Guarda Municipal, Flávio Costa Cunha, as informações sobre a atuação de flanelinhas que têm chegado à corporação por meio do aplicativo da Prefeitura de BH, o PBH App, têm sido fundamentais para combater o problema. Os seis acusados presos foram encaminhados à Central de Flagrantes 2 da Polícia Civil, de onde seguiram para a Delegacia Adida ao Juizado Especial Criminal (Deajec).

 

 

Mapeamento

Desde o lançamento do serviço, em outubro do ano passado até hoje já foram realizadas 489 denúncias de atuação de flanelinhas na capital. A região Centro-Sul é a campeã de registros, seguida da Pampulha e em terceiro lugar aparece a região Oeste. Para utilizar o canal de denúncia, basta clicar no item "Solicitar Serviços" e escolher a opção “Locais de Atuação de Flanelinhas em Vias Públicas”. Os pedidos são encaminhados diretamente à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e auxiliam, de maneira efetiva, no mapeamento e no planejamento de ações preventivas contra esse tipo de prática.

 

A atuação dos flanelinhas configura crime de tentativa de extorsão, na medida em que o “tomador de conta” exige do proprietário do veículo o pagamento de um valor em dinheiro para usar um espaço da via pública, sob ameaça, velada ou não, de ser “surpreendido” com danos no carro, como encontrar a lataria arranhada ou os vidros quebrados, ao retornar ao local onde estacionou.