Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Rodrigo Clemente

Aniversariantes de dezembro têm só mais esta semana para fazer prova de vida

criado em - atualizado em

Mais da metade dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em dezembro ainda não fez a prova de vida e poderá ter o salário suspenso. O procedimento é obrigatório e pretende confirmar que o beneficiário está vivo e, assim, inibir possíveis irregularidades no recebimento de salário por terceiros. 

O prazo termina no próximo sábado (31) para aqueles que possuem biometria e podem utilizar o serviço de autoatendimento das unidades bancárias do Banco Bradesco (conveniado da Prefeitura). Já os beneficiários sem biometria devem comparecer até quinta-feira (29), no horário de funcionamento do banco, para efetivar o procedimento com um dos atendentes.

Dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, que coordena a área de gestão previdenciária, apontam 877 beneficiários (55% do total) nesta situação.

Após cancelado, o pagamento só poderá ser retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento. 

Como fazer? 

O interessado deve comparecer, presencialmente, a qualquer agência ou posto de atendimento do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura para que os servidores recebam seus salários). No local, o beneficiário deverá realizar a prova de vida em um terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante, garantindo que o recadastramento foi efetivado. 

Caso o aposentado ou pensionista não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar o procedimento pelo equipamento de autoatendimento, por qualquer motivo, será necessário apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente da agência. 

Exceções

Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências:

 - Se for pensionista menor de 18 anos de idade;

- Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

- Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;

- Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo;

- Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

- Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior. 

Pagamentos suspensos 

A Prefeitura de Belo Horizonte informa  que 274 aniversariantes de maio a novembro ainda não fizeram o procedimento e continuam com o pagamento suspenso. Nesses casos, o crédito do benefício ficará suspenso até que a situação seja regularizada. 

Mais informações podem ser consultadas on-line.