Pular para o conteúdo principal

Ambiente em Foco Virtual trata de impactos das mudanças climáticas na saúde
Adão de Souza/PBH

Ambiente em Foco Virtual trata de impactos das mudanças climáticas na saúde

criado em - atualizado em

Nesta terça-feira (5) o Ambiente em Foco Virtual apresentará a palestra "Saúde e Clima: Percursos e Perspectivas no Labirinto das Mudanças Climáticas”, pela médica epidemiologista dra. Waleska Teixeira Caiaffa. A palestra vai tratar dos impactos dessas alterações no cotidiano das pessoas. O encontro, totalmente gratuito, começa às 14h30 e será exclusivamente on-line.

Na palestra, Waleska Caiaffa abordará a contextualização do tema saúde urbana: o viver urbano e as mudanças demográficas ocorridas nas últimas décadas, como a intensa urbanização, a globalização, o envelhecimento da população e a precarização do trabalho. Para a médica, o novo modelo de sociedade urbana apresenta relevantes implicações em saúde, incluindo problemas sociais e ambientais relacionados à violência, acidentes de trânsito, doenças crônicas, doenças emergentes e reemergentes - e tudo isso somado a um cenário de mudanças climáticas. Waleska falará dos impactos dessas mudanças na nossa saúde, sobre políticas públicas e engajamento comunitário e nos chamará a uma reflexão sobre o caminho a seguir e a ação a ser tomada.

Palestrante

Waleska Teixeira Caiaffa é médica, mestre e doutora em Epidemiologia e Saúde Pública. Professora titular, aposentada e convidada da Pós-Graduação de Saúde Pública. Coordenadora do Observatório de Saúde Urbana em Belo Horizonte, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde atua investigando as iniquidades urbanas e sociais em saúde nas cidades e a avaliação do impacto de políticas públicas intraurbanas na saúde da população.

Ambiente em Foco Virtual

O Ambiente em Foco Virtual é um projeto de educação ambiental embasado por uma proposta educativo-formativa, que tem como objetivo ser uma contribuição efetiva de educação ambiental que abranja e envolva a sociedade civil, com equidade de acesso e participação, e que possibilite a construção e difusão de novos conhecimentos. As formações são promovidas pela Gerência de Educação Ambiental, vinculada à Diretoria de Gestão Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

O projeto foi elaborado e implementado em 2020. A metodologia adotada consiste na realização de palestras mediadas por plataforma virtual ao vivo. O formato on-line permitiu a ampliação do público, do alcance geográfico e do escopo de atuação das atividades que, desde 1994, vêm debatendo questões relevantes no âmbito da gestão ambiental no município de Belo Horizonte e em nível nacional e internacional.

Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária. As palestras abordam temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.

Entre 2020 e 2023, o Ambiente em Foco Virtual realizou 58 palestras on-line, com presença, através na plataforma virtual, de 6.585 convidados. Somente em 2023, foram mais de 3.000 participantes.

Anote na agenda

Data: Terça-feira (5)

Horário: 14h30 às 16h

Local: Plataforma virtual – o link para acesso à sala onde ocorrerá a palestra será enviado por e-mail aos inscritos.

A inscrição deverá ser feita individualmente neste link.  

A confirmação de inscrição, as orientações para participação e o link para acesso da plataforma e sala virtual onde ocorrerá a palestra, serão enviados posteriormente por um e-mail do Ambiente em Foco Virtual.

Em caso de dúvidas, gentileza enviar e-mail para: ambienteemfoco@pbh.gov.br