Pular para o conteúdo principal

Ambiente em Foco Virtual finaliza semestre com mais de 2 mil inscritos
Foto: Arte / Divulgação

Ambiente em Foco Virtual finaliza semestre com mais de 2 mil inscritos

criado em - atualizado em

O Ambiente em Foco Virtual, projeto da gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem sendo um grande sucesso de público. Apenas no primeiro semestre de 2022, o ciclo quinzenal de palestras contou com mais de 2 mil inscritos, que participaram de exposições e debates abordando múltiplas pautas ambientais do interesse de Belo Horizonte.

Ao longo das 12 palestras já realizadas neste ano, a agenda recebeu profissionais que atuam com questões voltadas à proteção e garantia dos ecossistemas, bem como fomento a práticas cotidianas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos. Os encontros online contemplaram temáticas como biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e saúde, ecologia urbana, arborização, manutenção e plantio de árvores, agroecologia, consumo, impactos geológicos, sustentabilidade, ecossistema, crise hídrica, ar, água e vegetação.

A educação ambiental compreende os processos por meio dos quais o cidadão constrói valores sociais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental, a PBH foca sua atuação em temas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, da qual Belo Horizonte é signatária.

“Trazer estas pautas para o cotidiano da capital é uma iniciativa de suma importância, tendo em vista o desenvolvimento crescente de Belo Horizonte e dinâmicas entre urbanização, consumo e preservação de recursos básicos, que devem coexistir nesse único espaço. Educar a nossa comunidade para um estilo de vida mais sustentável é o caminho que efetiva o êxito das nossas políticas ambientais, e o aumento da demanda de público no Ambiente em Foco mostra um avanço nesse sentido”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

O novo formato do ciclo de palestras, além de possibilitar a ampliação do público, aumenta o alcance do planejamento das atividades, como explica o gerente de Educação Ambiental da SMMA, Humberto Martins Marques. “Quando migramos para o ambiente virtual, conseguimos abraçar um público ainda maior e ministrar palestras com a participação de especialistas de todos os cantos do Brasil. Para o próximo semestre, o objetivo é manter nossas atividades nesse formato, uma vez que ele tem possibilitado uma expansão tão positiva”, conta.

Para informações sobre a programação e as inscrições para as palestras do Ambiente em Foco Virtual, basta entrar em contato pelo e-mail ambienteemfoco@pbh.gov.br