Pular para o conteúdo principal

Ambiente em Foco Virtual faz palestra sobre desafios diante de eventos extremos
Foto: PBH/Divulgação

Ambiente em Foco Virtual faz palestra sobre desafios diante de eventos extremos

criado em - atualizado em

Depois de contar com mais de 3 mil participantes em 2023, o programa “Ambiente em Foco Virtual” inicia nova temporada. O primeiro encontro do ano acontece na próxima terça-feira (6), às 14h30, e terá como tema “Eventos extremos em Belo Horizonte: desafios da imprevisibilidade e convivência com os riscos”. O palestrante será o coronel Waldir Figueiredo Vieira, subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital.

O coronel Waldir Vieira apresentará registros de fenômenos climáticos extremos em Belo Horizonte, e comentará seus impactos na cidade e no cidadão, discutindo os desafios de se prever essas ocorrências. O objetivo do encontro desta primeira palestra é explorar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas e ampliar novas perspectivas sobre as ações mitigadoras de riscos.

O ciclo de palestras Ambiente em Foco Virtual faz parte do projeto “Educação Ambiental Online”. A proposta surgiu durante a pandemia da covid-19, diante das exigências de isolamento físico e distanciamento social, e a consequente suspensão das atividades presenciais.

As atividades da Educação Ambiental da Sala Verde foram adaptadas à modalidade virtual, que possibilita a ampliação do público e do próprio escopo de atuação das atividades. Desde 1994, a Educação Ambiental vem debatendo questões relevantes no âmbito da gestão ambiental no município de Belo Horizonte.

Entre 2020 e 2023, o Ambiente em Foco Virtual realizou 58 palestras on-line, com presença, através na plataforma virtual, de 6.585 convidados. Somente em 2023, foram mais de 3.000 participantes.

Os temas são pautados em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, dos quais a PBH é signatária. Nas palestras, já foram abordados temas relacionados à biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e saúde, ecologia urbana, arborização urbana, manutenção e plantio de árvores, agroecologia, consumo, sustentabilidade, ecossistema, crise hídrica, ar, água e vegetação.

As palestras do AFV ocorrem quinzenalmente, via Google Meet, das 14h30 às 16h, de forma gratuita. Ao final, os participantes recebem certificados.

Inscrições

A palestra ocorre exclusivamente no formato virtual e é totalmente gratuita.

As inscrições devem ser feitas individualmente utilizando o link https://forms.gle/jRy3Ks7VZghaJZCJ7. A confirmação de inscrição, as orientações para participação e o link para acesso à plataforma e à sala virtual onde ocorrerá a palestra serão enviados posteriormente por um e-mail do Ambiente em Foco Virtual.

Em caso de dúvidas, contatar ambienteemfoco@pbh.gov.br.