Pular para o conteúdo principal

Ambiente em Foco Virtual estimula conexão de crianças com a natureza
Divulgação/PBH

Ambiente em Foco Virtual estimula conexão de crianças com a natureza

criado em - atualizado em

Promover a conexão da criança com a natureza desde cedo, através de um Percurso Ambiental, composto por atividades lúdicas inseridas no contexto escolar. Essa é uma das propostas que a educadora ambiental Luciana Queiroz Rodrigues Moreira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irá apresentar na palestra “Agentes brincantes da natureza: uma proposta de Percurso Ambiental”, na próxima edição do Ambiente em Foco Virtual, na terça-feira (19), a partir das 14h30. As inscrições são on-line.

 

O Percurso Ambiental concebido por Luciana Moreira se baseia em uma metodologia lúdica para espaços públicos, introduzindo atividades que promovam a conexão dos alunos com a natureza e que visam à educação ambiental. A educadora parte do princípio de que a educação ambiental é mais eficiente quando ela promove no aluno, desde a infância, o encantamento com a natureza. Para que isso aconteça, é necessário inserir, na grade escolar, experiências lúdicas e afetivas que envolvam o contato com o meio ambiente.

 

Na palestra, Luciana Moreira apresentará a proposta de Percurso Ambiental, que tem como objetivo dar aos alunos a oportunidade de vivenciar, durante o horário escolar, experiências com a natureza. “Dotamos de sentido e valor o espaço onde vivemos experiências significativas. Por isso, os Percursos Ambientais nas áreas públicas da cidade são de fundamental importância para a formação da cidadania, da noção de pertencimento e do respeito em relação ao meio natural”, explica a educadora.

 

A palestrante

Luciana Queiroz Rodrigues Moreira tem Licenciatura em Geografia pela PUC Minas e possui 25 anos de experiência no magistério. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), ela é agente ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte - SMMA e parceira do projeto de educação ambiental EcoEscola, da Secretaria Municipal de Educação (SMED). É, ainda, brinquedista, coordenadora do núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas em Belo Horizonte e idealizadora da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar. Conteudista na Brincadeiras e Jogos e estudiosa da Pedagogia Logosófica, Luciana é coautora de seis livros em educação. Atualmente, também é Embaixadora do Bem da AngloAmerican 2024.

O Ambiente em Foco Virtual

O Ambiente em Foco Virtual é um projeto de educação ambiental embasado por uma proposta educativo-formativa, que tem como objetivo ser uma contribuição efetiva de educação ambiental que abranja e envolva a sociedade civil, com equidade de acesso e participação, e que possibilite a construção e difusão de novos conhecimentos. As formações são promovidas pela Gerência de Educação Ambiental, vinculada à Diretoria de Gestão Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

 

O projeto foi elaborado e implementado em 2020. A metodologia adotada consiste na realização de palestras mediadas por plataforma virtual ao vivo. O formato on-line permitiu a ampliação do público, do alcance geográfico e do escopo de atuação das atividades que, desde 1994, vêm debatendo questões relevantes no âmbito da gestão ambiental no município de Belo Horizonte e em nível nacional e internacional.

 

Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da ONU, dos quais Belo Horizonte é signatária. As palestras abordam temáticas como Biodiversidade, Mudanças climáticas, Meio ambiente e Saúde, Ecologia Urbana, Arborização urbana, Agroecologia, Consumo, Sustentabilidade, Ecossistema, Crise Hídrica, Ar, Água e Vegetação.

 

Entre 2020 e 2023, o Ambiente em Foco Virtual realizou 58 palestras on-line, com presença, através na plataforma virtual, de 6.585 convidados. Somente em 2023, foram mais de 3.000 participantes.

 

Em 2024, já foram 574 pessoas capacitadas pelas palestras do Ambiente em Foco Virtual.

Anote na agenda

Data: terça-feira (19)

Horário: 14h30 às 16h

Local: Plataforma virtual – o link para acesso à sala onde ocorrerá a palestra será enviado por e-mail aos inscritos.

A inscrição deverá ser feita individualmente, utilizando este link.

A confirmação de inscrição, as orientações para participação e o link para acesso da plataforma e sala virtual onde ocorrerá a palestra serão enviados posteriormente por um e-mail do Ambiente em Foco Virtual.

Para mais informações, contatar ambienteemfoco@pbh.gov.br.