Pular para o conteúdo principal

Ambiente em Foco Virtual aborda o combate à dengue e outras arboviroses
Foto: PBH/Divulgação

Ambiente em Foco Virtual aborda o combate à dengue e outras arboviroses

criado em - atualizado em

O combate ao mosquito Aedes aegypti e o controle de doenças como dengue, zika e chikungunya serão os assuntos do próximo Ambiente em Foco Virtual, que acontece nesta terça-feira (27), em formato on-line. O médico epidemiologista Paulo Roberto Lopes Corrêa e a bióloga especialista em Saúde Pública Karla Christiane Teixeira da Silva, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, serão os palestrantes desta edição, transmitida via Google Meet, de 14h30 às 16h.

As inscrições para o Ambiente em Foco Virtual são abertas ao público em geral e podem ser feitas gratuitamente no link https://forms.gle/FJpm9TFPEdaX67qa9.

O médico Paulo Corrêa vai ministrar a palestra “Cenário epidemiológico das arboviroses em Belo Horizonte”, e a bióloga Karla Teixeira falará sobre a “Vigilância, controle e as estratégias de atuação para enfrentamento das arboviroses no município de Belo Horizonte”.

As arboviroses, como a dengue, chikungunya e zika, ainda são um problema de saúde pública no país e em Belo Horizonte. Desde 1996, a capital mineira tem registrado casos de arboviroses, com ocorrência de epidemias e óbitos em decorrência das doenças. Desde o final de 2023, tem sido observado um aumento importante na transmissão de dengue e chikungunya na capital, com mais de 20 mil casos de dengue notificados somente em 2024, o que tem aumentado a pressão assistencial nas redes SUS-BH e suplementar.

Para conter o avanço, é necessária a avaliação do cenário epidemiológico, tanto em relação aos casos das doenças como também ao vetor, Aedes aegypti. É sobre esse enfrentamento e acompanhamento que falará Paulo Roberto Lopes Corrêa, que é médico epidemiologista, com mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Já a bióloga Karla Christiane Teixeira da Silva falará sobre a mudança do cenário epidemiológico em relação ao que se esperava pela série histórica de epidemias em Belo Horizonte. Ela é referência técnica municipal para projetos de pesquisa envolvendo estratégias complementares, como o método Wolbachia (em parceria com a Fiocruz) e coordena, atualmente, o Programa de Vigilância das Arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. A profissional falará também sobre as dificuldades de se propor mudanças no comportamento e hábitos da população.

AFV

O ciclo de palestras Ambiente em Foco Virtual (AFV) faz parte do projeto “Educação Ambiental Online”. A proposta surgiu durante a pandemia da Covid-19, diante das exigências de isolamento físico e distanciamento social, e a consequente suspensão das atividades presenciais. As atividades da Educação Ambiental da Sala Verde foram adaptadas à modalidade virtual, que possibilita a ampliação do público e do próprio escopo de atuação das atividades. Desde 1994, a Educação Ambiental vem debatendo questões relevantes no âmbito da gestão ambiental no município de Belo Horizonte.

Entre 2020 e 2023, o Ambiente em Foco Virtual realizou 58 palestras on-line, com presença, através na plataforma virtual, de 6.585 convidados. Somente em 2023, foram mais de 3.000 participantes.

Em 2022, aconteceram dois eventos extraordinários presenciais: a "Travessia ambiental pelas encostas da Serra da Moeda e Belo Vale, e visita ao Museu do Escravo" e a "Visita orientada ao Aquário da Bacia do Rio São Francisco, do Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica - FPMZB".

Já em 2023, aconteceram as atividades especiais durante a Semana do Meio Ambiente 2023, com participação de 104 pessoas. Esta última ação teve caráter intersetorial com o Centro de Educação Ambiental CEA-PROPAM e a Biofábrica de Joaninhas, da Diretoria de Gestão Ambiental da SMMA.

O público participante é eclético em termos de formação, faixa etária, gênero e localização geográfica (houve participantes de Minas Gerais, de outros estados do Brasil, de Portugal, México e Espanha). Participam profissionais das esferas municipais, estaduais e federais, com formação em diversas áreas do conhecimento. Há predominância de profissionais da educação, exercendo atividades administrativas, pedagógicas e de docência em instituições de ensino públicas e privadas.

Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, dos quais a PBH é signatária. Nas palestras, já foram abordados temas relacionados à biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e saúde, ecologia urbana, arborização urbana, manutenção e plantio de árvores, agroecologia, consumo, sustentabilidade, ecossistema, crise hídrica, ar, água e vegetação.