Pular para o conteúdo principal

'Ambiente em Foco' celebra Semana do Meio Ambiente com palestras e workshops
Foto: Dany Amaral/PBH

'Ambiente em Foco' celebra Semana do Meio Ambiente com palestras e workshops

criado em - atualizado em

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza, de 5 a 7 de junho, uma edição extraordinária do Ambiente em Foco, que contará com um ciclo de palestras e workshops, em modo presencial, na Biofábrica de Joaninhas (Rua Caraça, 900, Serra). As inscrições já estão abertas. Confira a agenda e saiba como participar

 

Segunda-feira (5), das 9h às 12h30:

 

Palestra "Serviços Ecossistêmicos: Preservar para Sobrevivermos"

 

Os ecossistemas sustentam as necessidades humanas por meio de bens e serviços. Desta forma, conhecer as dinâmicas para preservá-los é fundamental na garantia da qualidade de vida das próximas gerações. Apresentada pelo pós-doutor em Biologia Nelson Azevedo Santos Teixeira de Mello, a palestra tem como proposta discutir a evolução da base conceitual sobre os serviços ecossistêmicos, bem como a aplicabilidade e vantagens desta abordagem na Gestão Ambiental. Também serão expostos os desafios presentes na valoração dos serviços ecossistêmicos e sua inclusão nos processos de avaliação de impactos ambientais.

 

Workshop: "Meliponicultura Urbana – Primeiros passos"

 

Composta por palestra e workshop, a apresentação visa abordar a premissa do risco de extinção das abelhas pela perda de habitat, uso de agrotóxicos e falta de informação acerca de sua importância. Ministrada pelo mestre em zoologia de vertebrados, Thiago dos Santos, a agenda trará informações sobre as abelhas em Belo Horizonte, onde elas podem ser encontradas e como podemos ajudar e ser ajudado por elas. Além disso, haverá oficina de fabricação de iscas pet, captura de enxames, identificação de enxames naturais em campo e manutenção de enxames em ambiente urbano.

Inscrições individuais: clique aqui

 

Terça-feira (6), das 9h às 12h30:

 

Palestra: “Controle biológico: desafios e perspectivas”

 

Ministrada pelo biólogo e mestre em Entomologia, Marcos Vinícius Mendes, a palestra promove um ambiente de discussão sobre os principais conceitos do controle biológico: a importância para a sustentabilidade, tipos e métodos de controle biológico, agentes naturais envolvidos, principais desafios e perspectivas futuras acerca do tema no Brasil e no mundo.

 

Workshop: “Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos - práticas e vivências para o controle biológico de insetos invasores em plantas”

 

Composta por palestra e workshop, a agenda abordará o uso de insetos que se alimentam de pragas como soluções naturais para o controle de organismos indesejáveis em hortas e plantações, bem como a diminuição do uso dos defensivos agrícolas para combatê-los através da criação em massa dos seus predadores. Orientado pela bióloga e especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais, Nathália Abreu Mezzetti, o workshop contará com visitas à Biofábrica de Joaninhas da PBH e à horta da Casa Amarela, localizada no Parque das Mangabeiras.  

Inscrições individuais: clique aqui

 

Quarta-feira (7), das 9h às 12h30:

 

Palestra: “Produção de Alimentos Sustentáveis: Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável”

 

Diante dos desafios ambientais que a sociedade enfrenta, a busca por soluções sustentáveis na produção de alimentos é fundamental para garantir a segurança alimentar e preservar os recursos naturais do planeta. Ministrada pela bióloga e mestre em Parasitologia, Bruna Antoniety Oliveira, a palestra visa explorar as práticas agrícolas que preservam o meio ambiente, a importância na diversidade de cultivos e formas como a agricultura pode ser uma aliada na luta contra as mudanças climáticas.

 

Workshop:  "Compostagem em espaços residenciais."

 

Orientado pela mesma palestrante do dia, o workshop abordará possibilidades de praticar a compostagem em pequenos espaços residenciais, por meio da demonstração e construção de composteiras a partir de embalagens de sorvete, baldes de margarina e caixas próprias para confecção desse utilitário.

Inscrições individuais: clique aqui

 

Para realização das oficinas, os participantes devem ir com sapatos e roupas adequados para atividades ao ar livre. Também é recomendado o uso de repelente, filtro solar e garrafinha individual com água. O transporte dos inscritos será feito por meio do Expresso Ambiental, que sairá todos os dias às 9h da rua Curitiba, 449, Centro, e retornará ao mesmo local às 12h30. É imprescindível a apresentação de documento com foto para entrada no veículo.  

 

A confirmação e as orientações para participação serão enviadas posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail ambienteemfoco@pbh.gov.br.