13 Maio 2025 -
Novas parcerias para promover o turismo em Belo Horizonte foram tema de reunião nesta terça-feira (13) entre o prefeito Álvaro Damião e dirigentes da BH Airport – administradora do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A BH Airport apresentou projetos e demandas para a PBH, nas áreas da mobilidade urbana, economia noturna, entre outras. O objetivo é a promoção de parcerias que tragam benefícios não apenas para o aeroporto, mas para o município de Belo Horizonte.
Outro tema abordado no encontro foi a criação de novos destinos internacionais, partindo de Belo Horizonte, como um voo direto para Lima no Peru, que é a quarta rota mais demandada da América do Sul pelos passageiros que passam pelo aeroporto de Confins. A criação desse trecho entre as duas capitais também é uma forma de reforçar as oportunidades de negócios e trazer novos investimentos para BH, a exemplo de grandes eventos, como Stock Car e Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Belo Horizonte tem hoje oito destinos internacionais diretos: Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá, Curaçao, Santiago (Chile), Fort Lauderdale e Orlando (Estados Unidos), Buenos Aires e Bariloche (Argentina). Apesar de estar localizado em Confins, o aeroporto é a principal porta de entrada para quem visita BH.
“Quero colocar a nossa Capital na agenda do mundo. Seja do mundo corporativo, do turismo de eventos, do turismo recreativo, do esporte ou da cultura. Para isso precisamos de mais voos e, principalmente, de voos diretos que nos liguem diretamente a outras grandes cidades do mundo. Quero estreitar parcerias com a direção da BH Airport, conto com o apoio da Secretaria de Aviação Civil e vou procurar as companhias aéreas para se somar a este nosso esforço”, afirmou o prefeito.
Sala Vip
O prefeito Álvaro Damião ainda participou da cerimônia de entrega do Prêmio de melhor Sala VIP do Mundo para a Advantage VIP Lounge, concedido pela Priority Pass, o maior programa global em aeroportos. É a primeira vez que uma sala brasileira conquista o prêmio, que é concedido a partir de uma votação dos usuários.
“Na minha vida profissional, como jornalista e radialista, pude conhecer mais de 50 países, todos os estados brasileiros e já estive em todo tipo de aeroporto. E posso testemunhar que o Aeroporto de Confins já está entre os melhores do mundo. Então, nada mais justo que tenhamos a melhor Sala VIP do mundo”, afirmou Álvaro Damião.
Na avaliação do prefeito, toda premiação internacional é muito importante para a cidade, pois é uma forma de mostrar que a cidade atende bem as pessoas que chegam, passam ou partem da capital mineira.
“Quando a gente investe em grandes eventos, como no Carnaval, estamos promovendo o aquecimento de diversos setores da economia, como o da rede hoteleira e do transporte. Vamos incrementar os investimentos na área do entretenimento, trazer mais pessoas para a cidade para mostrar para todo mundo que o belo horizontino tem uma forma de acolher que ninguém tem”, ressaltou.