Pular para o conteúdo principal

Álvaro Damião destaca valorização da economia popular em aniversário da Feira da Rua Tamoios
Rodrigo Clemente/ PBH

Álvaro Damião destaca valorização da economia popular em aniversário da Feira da Rua Tamoios

criado em - atualizado em

O prefeito Álvaro Damião participou nesta sexta-feira (23) da edição especial de aniversário de 1 ano da Feira da Rua Tamoios. Durante a vista, ele destacou as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte e o importante trabalho de valorização da Economia Popular Solidária na capital. 

“A primeira coisa que temos que fazer é aplicar a nossa filosofia de trabalho. Mostrar que a feira faz parte da cultura da cidade, valorizar os produtores e aumentar o número de feiras. Quero feiras em Belo horizonte inteira. É importante dar oportunidade a essas pessoas, através do planejamento, e incentivar a realização de outras feiras em mais regionais da cidade”, defendeu o prefeito.

A Feira Tamoios de Economia Popular Solidária, no quarteirão fechado da Rua Tamoios, entre a Avenida Paraná e a Rua Curitiba, foi inaugurada em 16 de maio do ano passado e comemorou com dois dias de festa, com direito a bolo de aniversário nesta sexta-feira (23). 

Com 55 expositores e realizada sempre às quintas e sextas-feiras da 3ª semana de cada mês, de 8h às 17h, a feira conta com ampla variedade de artesanato, artigos de cama, mesa e banho, alimentos como doces, queijos, café orgânico, conservas, tapioca, churrasquinho entre outros. 

A Feira Tamoios tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência Regional do Trabalho e é organizada pelos empreendimentos de economia popular solidária da região metropolitana. Além disso, conta ainda com apoiadores como Ação Social Arquidiocesana, Cáritas Brasileira, Moradia e Cidadania e Sindicato dos Bancários. 

Política pública

O subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Luiz Otávio Fonseca, lembrou que a Economia Popular Solidária é uma política pública desenvolvida pela Prefeitura para fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. 

“A economia solidária promove a comercialização solidária e incentiva os produtores a trabalharem princípios como a autogestão, reciprocidade, coletividade, preço justo e sustentabilidade, sempre respeitando as relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e o cuidado com o meio ambiente”, destacou. 

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos. 

Atualmente, ela integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos Tribunais de Justiça e nos parques para a comercialização de itens de vestuário, artesanato, cosméticos e de alimentos variados. 

Além disso, ela também acontece regularmente na Rua Goiás, entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia, no Centro, de 8h às 19h, na 2ª terça-feira de cada mês. 

Já a Feira Tamoios de Economia Popular e Solidária acontece sempre na quinta e sexta-feira, da terceira semana do mês, de 8h às 17h, no quarteirão fechado da Rua dos Tamoios, entre a Rua Curitiba e a Avenida Paraná, no hipercentro da capital. 

Também há a feira na Praça JK, no penúltimo domingo do mês; a feira dentro do Programa A Rua é Nossa, na Savassi (primeiro domingo do mês), e na Avenida Prudente de Morais (segundo domingo do mês). E, ainda, a feira da Economia Solidária participa da feira estadual da Cidade Administrativa.