11 Abril 2025 -
Os prefeitos Álvaro Damião e Rafael López Aliaga assinaram em Lima, no Peru, um acordo de cooperação técnica entre as duas cidades. O objetivo é promover um entendimento mútuo e estabelecer relações diplomáticas para atividades contínuas e diversificadas de intercâmbio e cooperação.
“Vamos fortalecer laços culturais, econômicos e turísticos e, entre as principais ações, está a criação de uma linha aérea direta entre as duas cidades e iniciativas de intercâmbio no âmbito da gastronomia”, afirmou Álvaro Damião, que encerra nesta sexta-feira (12) uma série de agendas na capital do Peru.
Na terça-feira (8), durante encontro com o Embaixador do Brasil em Lima, Clemente Baena Soares, o prefeito Álvaro Damião já havia defendido a criação de uma nova linha área que ligue de maneira direta Belo Horizonte e Lima.
A cidade peruana é a quarta rota mais demandada da América do Sul pelos passageiros que passam por Confins. A instituição de um voo entre as duas capitais é ainda uma forma de reforçar as oportunidades de negócios e trazer novos investimentos, inclusive peruanos, para Belo Horizonte.
O acordo de cooperação passa ainda pelo intercâmbio gastronômico. Belo Horizonte é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido em 2019. Já o Peru tem em sua rica e variada gastronomia um forte ativo comercial e promocional.
PPP Américas
O prefeito Álvaro Damião foi a Lima para participar do “PPP Américas 2025”, evento com a presença de líderes governamentais, investidores e especialistas de 25 países das Américas, Europa e Ásia. O evento debateu as parcerias público-privadas (PPPs) e foi organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Em meio à participação no evento – em que foi um dos painelistas –, Álvaro Damião se reuniu com representantes do BID para um debate sobre projetos de drenagem, assistência social, mobilidade urbana e sustentabilidade. A ideia é trazer para Belo Horizonte, com o apoio do BID, alternativas inovadoras de implementação de políticas públicas.