Pular para o conteúdo principal

Dois guardas municipais e alunos das escolas municipais posam para foto com certificado.

Alunos que debateram violência escolar recebem certificados de Guarda Municipal

28/06/2018 | 20:27 | atualizado em 29/06/2018 | 11:36

A Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH), em parceria com a diretoria da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, localizada no bairro Zilah Spósito, na regional Norte, realizou uma solenidade, na manhã desta quinta-feira, dia 28/06, para entregar aos alunos de 12 turmas os certificados de participação no ciclo de palestras de combate à Violência Escolar, ocorrido ao longo do mês de maio.

 

Cerca de 360 estudantes, com faixa etária entre 10 e 14 anos, conheceram e discutiram, durante todo o período, temas como Violência Física, Verbal e Sexual e Bullying e aprenderam ainda sobre direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nos encontros também foi debatida a importância da preservação do patrimônio público, combatendo pichações e depredações.

 

Na avaliação do agente da Guarda Municipal, Éder Christian Gotelip, que atua na coordenação das atividades da Patrulha Escolar, o encontro foi importante por despertar nos jovens a consciência de coletividade e o sentimento de pertencimento a comunidade. “Nas palestras, tentamos criar nesses jovens um vínculo com o local onde vivem, já que muitas famílias vieram de outras regiões. Alguns laços ainda estão sendo estabelecidos e, dessa forma, ajudamos os meninos e meninas a passarem a ver a escola com outro olhar”, explica.

 

A mudança no comportamento e a nova postura adotada pelos alunos chegou a surpreender a vice-diretora da escola, Lilian Cesário Leão. “Após o ciclo de palestras, notei que eles passaram a ter mais carinho com os professores e isso fez os problemas de indisciplina diminuirem bastante”, destaca.

 

A Patrulha Escolar foi criada em 2011, a partir de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Segurança, dentro do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas. O grupo realiza ações preventivas como rodas de conversa, palestras e seminários nas escolas do município. Durante o evento de entrega dos certificados, a apresentação dos animais do Canil da Guarda Municipal e a Banda de Música da Guarda completaram o clima festivo.