26 Fevereiro 2025 -
O programa Superar – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para a inclusão social de pessoas com deficiência – vai participar do bloco de Carnaval Chama o Síndico nesta quarta-feira (26). Junto com a bateria do bloco, cerca de 30 alunos, que tocam Surdo e Ganzá, vão colocar em prática tudo que aprenderam e treinaram.
Desde 2018, o Superar marca presença no bloco, acompanhado por familiares dos alunos e professores do programa. O momento é de inclusão, respeito e muita alegria.
“Essa questão de participar de bloco de Carnaval é muito bacana porque a gente não criou um bloco exclusivo de pessoas com deficiência. Mas a gente está incluindo essas pessoas nos diversos blocos do Carnaval de Belo Horizonte, inclusive no Chama o Síndico. É nisso que a gente acredita”, garantiu João Bernardo, gerente do Programa Superar.
O programa Superar promove a inclusão social das pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento.
São oferecidas 17 modalidades/atividades: iniciação esportiva, atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol, voleibol sentado, patinação, funcional e percussão. O programa existe desde 1994 e, atualmente, atende cerca de mil alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo.