Pular para o conteúdo principal

Aluno do Superar é convocado para a Seleção Brasileira de Judô
Foto: PBH/ Divulgação

Aluno do Superar é convocado para a Seleção Brasileira de Judô

criado em - atualizado em

O aluno do programa Superar, da Prefeitura de Belo Horizonte, Emerson Júnio Correia de Aguiar, de 15 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira de Judô e embarca, no dia 30 deste mês, para Lahti, na Finlândia, onde disputará o torneio Small Country Challenge, de 1º a 9 de julho.

 

Deficiente visual, Emerson iniciou a carreira de judoca aos 11 anos, na Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte (Adevibel), na qual é filiado, e em seguida, passou a integrar o Superar. Natural da capital, ele está no 1º ano do ensino médio.

 

Emerson conta que nunca imaginou ser convocado pela Seleção Brasileira. “Não achei que seria chamado e o judô me mostrou que é possível superar minha deficiência, porque antes, eu não sabia que podia, até que um colega de sala me falou que estava indo disputar um campeonato e eu decidi que ia entrar para uma equipe. A partir daí eu percebi  que há um mundo de possibilidades para deficientes", afirmou o atleta. 

 

Emerson Júnio é atleta do Programa Superar desde 2018 e foi incentivado por Marcelo Mendes, técnico da equipe de judô do Programa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. “Emerson é um aluno muito aplicado, sério e esforçado, desde o início das aulas é muito disciplinado e focado nos treinamentos e, foi a partir da participação dele nas Paralimpíadas Escolares Nacionais, que foi chamado pela seleção, em função dos seus resultados e desempenho” revela o técnico.

 

O programa Superar promove a inclusão social das pessoas com deficiência por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento. Oferecido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Superar atende cerca de mil alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo.

 

São oferecidas 14 modalidades: atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, patinação e percussão.