Pular para o conteúdo principal

Alistamento militar on-line
Foto: Divulgação PBH

Alistamento Militar feito pela internet garante praticidade

criado em - atualizado em

Os jovens que completam 18 anos em 2020 podem optar por fazer o alistamento militar também pela internet em Belo Horizonte. Até 30 de junho, é possível cumprir esta obrigação sem enfrentar filas e nem mesmo sair de casa. Isso evitará que os jovens precisem aguardar o atendimento presencial feito por agentes da Guarda Municipal, na 22ª na Junta de Serviço Militar da Prefeitura de Belo Horizonte, que funciona no BH Resolve, localizado na rua dos Caetés, 342, das 8h às 17h.

O Alistamento Militar é previsto no Artigo 143 da Constituição Federal de 1988 e é regulamentado pela Lei 4.375/ 1964. Ele consiste em um processo de seleção ou regularização da situação militar imposta a todos os brasileiros do sexo masculino e deve ocorrer no ano em que o cidadão completa 18, independentemente de editais ou do recebimento de avisos ou notificações.

O período de Alistamento Militar de 2020 teve início em 1º de janeiro e se estenderá até 30 de junho, sendo feito de forma gratuita por todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos até esta data. Para o alistamento feito com atraso, é necessário o comparecimento presencial e o pagamento de uma multa. O procedimento é a primeira etapa do Serviço Militar Obrigatório, que é o trabalho exercido no Exército Brasileiro, Marinha ou Aeronáutica, durante períodos que variam entre 12 e 18 meses.


A opção de fazer a inscrição de forma virtual foi disponibilizada pelo comando do Exército desde o recrutamento de 2017.  O processo pode ser realizado em poucos minutos, neste site. Após a inscrição online, o jovem recebe um número de registro e pode acompanhar todo o andamento pela internet.