Pular para o conteúdo principal

Alimentação, etarismo, diabetes e fibromialgia foram abordados no Movimenta PBH
Foto: Arte Divulgação/PBH

Alimentação, etarismo, diabetes e fibromialgia foram abordados no Movimenta PBH

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio do Movimenta PBH, promoveu encontros virtuais para os servidores e colaboradores da administração municipal durante o mês de março.  Os temas dos eventos foram a alimentação saudável, etarismo, diabetes e fibromialgia. As atividades tiveram o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental durante este período de pandemia. 

Realizado em oito de março (dando sequência às ações mensais de alimentação saudável iniciadas em 2021), o Movimenta PBH promoveu um bate-papo com a nutricionista Cleunice da Silva para falar sobre a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde da mulher. Entre os assuntos abordados, abordou o cardápio funcional para Síndrome do Ovário Policístico, Endometriose e Climatério.

Cleunice ainda falou sobre a importância da manutenção do peso. “Além de ajudar na balança, a alimentação saudável pode contribuir para equilibrar os ciclos menstruais. Temos que ter o consumo equilibrado de frutas, legumes, vegetais e verduras e evitar produtos industrializados ou embutidos. O consumo de água também é muito importante para nossa saúde, assim como ter uma atividade física frequente”, explicou.

O etarismo foi o tema do segundo encontro, que ocorreu no dia 16. O trainer em Programação Neurolinguística, Alexandre Junqueira, fez palestra sobre os   conflitos intergeracionais nas equipes de trabalho. Ele apresentou os desafios da liderança no combate ao etarismo, a valorização de habilidades individuais para conquistas coletivas e como desejamos envelhecer. “É fundamental saber por que estes conflitos acontecem e quais os comportamentos que os causam.. É importante que as lideranças instiguem as pessoas a questionar seus comportamentos e proporcionar suporte e tolerância quanto aos mais velhos. O que é difícil para uma pessoa não a torna incapaz, ela é só diferente de nós e temos que compreendê-la”, disse Alexandre.

Já no dia 24/3, “Convivendo pacificamente com a diabetes” foi o tema do encontro on-line. A psicóloga Maria de Cristo conversou com os participantes sobre o conceito de antifrágil, como lidar com o diagnóstico da diabetes e a importância da família no tratamento. “Para se viver com diabetes da melhor forma possível é importante o autoconhecimento e aprender a encarar este processo. Temos que ter a mente antifrágil, que é melhor do que o resiliente. O antifrágil resiste aos impactos e cresce cada vez que encontra um desafio, pois ele se beneficia das dificuldades. É saber regular nossos sentimentos em relação ao diabetes, criando estratégias para não focar no estresse ou na tristeza”, aconselhou a especialista.

O último encontro foi realizado no dia 31/3 e teve a fibromialgia como assunto principal. A reumatologista Joana Starling discorreu sobre o que é a doença, a dor crônica e sintomas associados, as características fisiológicas e prevenção, o tratamento não medicamentoso e o excesso de medicamentos. “Ela é uma doença caracterizada por dor crônica generalizada, associada a fadiga e sono não reparador. O diagnóstico é clínico e não existe exame que confirme a fibromialgia. O tratamento é feito com atividade física, orientações, psicoterapia e higiene do sono”, concluiu.