25 July 2023 -
Agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Belo Horizonte participaram nesta terça-feira (25) de uma capacitação com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 14 profissionais das duas instituições municipais participaram da formação.
A capacitação possibilitou o compartilhamento de experiências e de boas práticas. Foram repassadas instruções teóricas e práticas sobre medidas preventivas para a redução do risco de afogamento, identificação de possível afogamento, técnicas de flutuação e primeiros-socorros.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, esclarece que a Prefeitura de Belo Horizonte obedece às recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres adotado por países membros da (ONU). “A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura colabora, mais uma vez, para a promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção para a população”.
O evento faz referência ao Dia Internacional de Prevenção ao Afogamento, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 25 de julho, como uma data para lembrar aos cidadãos sobre a prevenção de afogamentos.