Pular para o conteúdo principal

Ações de combate ao Aedes aegypti incentivam mudança de hábitos da população
Foto: Mara Damasceno/PBH

Ações de combate ao Aedes aegypti incentivam mudança de hábitos da população

criado em - atualizado em

“A conscientização da população é a grande arma contra o mosquito Aedes aegypti. Precisamos falar menos e agir mais para acabar de vez com esse mosquito, pois, não adianta a Prefeitura fazer a sua parte e nós, moradores, não fazermos a nossa”. O alerta é de Maria de Fátima Gomes, 59 anos, moradora do bairro São Marcos, região Nordeste de Belo Horizonte.

 

Maria de Fátima foi uma das moradoras visitadas pelos Agentes de Combate a Endemias durante a mobilização realizada para orientar a população sobre os materiais que deveriam ser descartados no dia do mutirão de limpeza realizado na região. Já bem consciente da sua responsabilidade, a moradora fez questão de ressaltar que tem tomado todos os cuidados necessários para manter a sua casa isenta de materiais que possam servir de abrigo ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

 

Os mutirões de limpeza são uma das frentes de trabalho desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte em toda a cidade com o objetivo de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Paralelamente a essa ação, várias outras medidas, preventivas e de conscientização, vêm sendo implementadas.

 

Diariamente, os Agentes de Combate a Endemias vão até as residências dos moradores para orientar sobre os cuidados para manter os imóveis livres de situações que possam atrair não só o mosquito transmissor da dengue, mas também outros animais peçonhentos.  Os Agentes Comunitários de Saúde também atuam na sensibilização da população por meio das ações diárias de promoção à saúde.   

 

O trabalho desenvolvido, segundo o Agente de Combate a Endemias II do Centro de Saúde São Marcos, Rodrigo Otávio, é reconhecido pela população, mas os frutos dessas ações muitas vezes não são colhidos pela falta de comprometimento de alguns moradores que não fazem a sua parte, assinalou.

 

 

 Ações intersetoriais

A Prefeitura tem trabalhado para mobilizar e sensibilizar o público de todas as idades e em todos os lugares. Para isso, o trabalho intersetorial tem sido fundamental e envolve as mais diversas áreas. Nas escolas municipais, por exemplo, diversas atividades estão sendo realizadas com os alunos.

 

No dia 23 de maio, mais de 300 alunos da Escola Municipal Honorina Rabello, bairro Goiânia, saíram em passeata pelas ruas próximas à unidade para sensibilizar a comunidade e alertá-la sobre a responsabilidade de todos na luta contra a dengue. Com idades entre 3 e 10 anos, as crianças entoavam palavras de ordem  como: “vamos acabar com a dengue”, “eu participo desta luta”, “água parada não pode ficar” e “xô dengue”.

 

Desde o ano passado, a Escola Municipal Honorina Rabello tem desenvolvido diversos trabalhos educativos com os alunos envolvendo a temática dengue. Segundo a diretora da unidade, Mariluce Rodrigues Batista, a proposta tem apresentado ótimos resultados. “Estamos trabalhando com os nossos alunos a importância dos cuidados básicos para evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e eles estão levando para as suas casas os conhecimentos adquiridos e estão cobrando condutas positivas das suas famílias. O interesse e a receptividade às atividades têm sido muito grandes”, disse a diretora.

 

Miguel Viana, 4 anos, é aluno da Educação Infantil na Honorina Rabello e, muito animado, participou da  mobilização contra a dengue realizada pela escola. Apesar da pouca idade, falou com propriedade que quer o mosquito Aedes aegypti bem longe da sua casa e de todos os outros lugares. “A dengue tem que acabar, para isso temos que cuidar bem da nossa casa, limpar o quintal e fechar a caixa-d’água”, disse Miguel.