22 Maio 2025 -
As 83 Academias da Cidade espalhadas por Belo Horizonte contarão com estagiários para auxiliar a população e outros professores de educação física na prática de atividades físicas. O anúncio foi feito pelo prefeito Álvaro Damião, que visitou, nesta quinta-feira (22), a Academia da Cidade localizada no bairro Diamante, região do Barreiro. Participaram da visita os vereadores Professor Juliano Lopes e Bruno Pedralva.
“Investir na Academia da Cidade é investir na qualidade de vida das pessoas, em saúde física e mental. Conversamos com as Secretarias da Fazenda, Planejamento e Saúde e vamos investir R$1,5 milhão na contratação dos estagiários de educação física que estarão em todas as Academias da Cidade de Belo Horizonte”, disse o prefeito, que assegurou ainda projeto de investimentos na infraestrutura dos equipamentos.
As Academias da Cidade estão distribuídas pelas dez regionais de Belo Horizonte e são implantadas pela Secretaria Municipal da Saúde, com incentivo do Ministério da Saúde. Atualmente, contam com cerca de 15 mil usuários inscritos. As atividades são gratuitas e qualquer pessoa, preferencialmente acima de 18 anos, pode buscar o serviço.
As atividades oferecidas podem incluir ginástica, dança, jogos, esportes, lutas e caminhada orientada. Outros temas importantes no cuidado à saúde, como alimentação saudável e controle do tabagismo também são abordados em atividades de educação em saúde.
Inicialmente, os usuários são avaliados por um profissional de Educação Física da academia para verificar as condições de saúde e, após o resultado, a pessoa é classificada e encaminhada para uma turma que respeitará o nível de condicionamento físico. Com as práticas, os participantes do programa podem se beneficiar de melhora da saúde, de maneira geral, com resultados ligados ao sistema cardiorrespiratório, redução de dores, flexibilidade, força, coordenação motora, equilíbrio e saúde emocional.
Os endereços de cada uma das unidades estão disponíveis neste link.
Complexo Esportivo
Ainda nesta quinta-feira, Álvaro Damião visitou as obras do Complexo Esportivo José Calegário de Cristo, bairro Novo Santa Cecília, Regional Barreiro, iniciadas na última segunda-feira (19). Com as obras de revitalização, a comunidade da região vai voltar a usufruir do Centro Poliesportivo, com mais segurança e conforto.
“Vamos colocar aqui grama sintética no campo todo. Grama sintética não é só estética, é qualidade de vida para quem pratica esporte. Todo o Centro será reformado com recursos da PBH e de emendas parlamentares. A comunidade de todo o Barreiro e os 20 clubes que utilizam o campo serão beneficiados”, disse.
No projeto de revitalização estão previstas obras para renovação da grama sintética no campo de futebol, edificação de guarita, banheiros e área de apoio da Guarda Municipal, construção de pista de caminhada ao redor do campo, transferência da academia a céu aberto para o “mirante”, reforma de toda a quadra poliesportiva coberta e de área de administração, instalação de novas lixeiras e bancos, além de ajustes no passeio da Rua Ulisses Surette, possibilitando assim o atendimento à acessibilidade.
O investimento na revitalização, com recursos próprios da PBH, será de cerca de R$1,8 milhões e as obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2026.