Pular para o conteúdo principal

Academia da Cidade é reaberta no Parque Jardim Belmonte

criado em - atualizado em

A Academia da Cidade Parque Jardim Belmonte (rua Jornalista Abrahão Sadi, 380 - Jardim Belmonte) é reaberta na quinta-feira, dia 10 de janeiro, às 9h30, após reforma do espaço. A unidade conta com dois professores e atende cerca de 200 alunos de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h. Durante as obras, as aulas foram dadas no Centro de Saúde Olavo Albino. A reabertura da Academia da Cidade terá a presença do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.


O programa Academia da Cidade é uma das políticas públicas mais bem-sucedidas na área da promoção à saúde e traz relevante contribuição para a população da capital. Seu conjunto de ações contribui para reduzir os fatores de risco para Doenças e Agravos Não Transmissíveis e assim elevar os níveis de saúde da população e as possibilidades de contatos sociais.


Atualmente Belo Horizonte conta com 78 Academias da Cidade, com aproximadamente 20 mil alunos. As atividades são gratuitas e qualquer pessoa, preferencialmente acima de 18 anos, pode participar. Basta preencher o cadastro e fazer a avaliação física com o professor na academia de interesse ou procurar informações no Centro de Saúde. Todas as aulas são monitoradas por profissionais de Educação Física e seguem um planejamento de atividades. A lista com os endereços das unidades estão disponíveis no aqui.


Antes de começar as aulas, os usuários são submetidos a uma avaliação física, respondem um questionário de saúde, fazem aferição da pressão arterial, avaliam a frequência cardíaca, peso e altura, medidas de circunferência e percentual de gordura. A cada seis meses eles são reavaliados.