Pular para o conteúdo principal

Dez cidadãos na Academia da Cidade, fazendo ginástica, em uma sala, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Academia da Cidade é opção gratuita para uma vida saudável

criado em - atualizado em
Aliada a uma alimentação saudável, a prática de atividade física é o que proporciona maior qualidade de vida. Cuidados com a saúde envolvendo atividades físicas previnem o desenvolvimento de doenças crônicas e promovem condicionamento físico e bem-estar emocional. Para quem deseja ter uma vida mais ativa e saudável, as Academias da Cidade oferecem essa oportunidade, com horários que podem variar de segunda a sábado, nos turnos da manhã, tarde e noite. 

 

A Academia da Cidade no bairro São Geraldo, região Leste da Capital, atende mais de 200 alunos, com idade entre 30 e 90 anos, no salão do Centro Cultural São Geraldo. De acordo com o educador físico do grupo, Breno Bicalho, a prática de exercícios traz inúmeros benefícios. “A frequência regular das aulas melhora o condicionamento cardiorrespiratório e o desenvolvimento motor, dando mais equilíbrio, flexibilidade e força. Além disso, é importante no controle da diabetes, hipertensão, colesterol e na redução de diversas dores”. 

 

A aluna Jennifer Costa, de 41 anos, foi encaminhada pelo Centro de Saúde  devido a desregulação da tireoide e hoje comemora o resultado obtido. “Em sete meses, consegui emagrecer 19 quilos e isso reduziu as dores nas costas. Foi a partir das aulas e com uma alimentação adequada que alcancei o meu objetivo. Participar está sendo muito bom para minha saúde e para minha vida social, pois antes só ficava dentro de casa e era sedentária. Aqui tenho melhorado tanto a saúde física como emocional”, afirmou.

 

As aulas são oferecidas três vezes por semana, com duração de uma hora cada aula. Antes de iniciar as aulas é necessário passar por uma avaliação física. O educador explica a importância dos exames. “Na avaliação conseguimos direcionar o aluno para a atividade mais adequada, fazendo com que ele pratique os exercícios de acordo com sua necessidade e condição física”, afirma Breno.

 

Segundo Raquel Lana, também educadora física da Academia da Cidade São Geraldo, as aulas são diversificadas. “As fichas englobam caminhada, exercício de força, dança, ginástica, aeróbica, circuito funcional, alongamentos e step. Além disso, sempre procuramos promover palestras sobre os temas relacionados à saúde dos alunos, como cessação do tabagismo, prevenção ao câncer e outras doenças”, esclarece. 

 

Belo Horizonte possui 78 Academias da Cidade em todas as regionais. As atividades são gratuitas e qualquer pessoa (preferencialmente acima de 18 anos) pode participar. Basta procurar o Centro de Saúde ou a Academia da Cidade mais próxima. Confira os endereços neste link.

 

 

11/02/2019. Academia da Cidade - Bairro São Geraldo. Fotos: Divulgação/PBH