Pular para o conteúdo principal

Estudante acende tocha em cerimônia dos JEBH
Foto: Tiago Ciccarini/Divulgação

Abertura oficial dos Jogos Escolares de Belo Horizonte será nesta sexta-feira

criado em - atualizado em

A cerimônia de abertura oficial dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH 2022) será realizada nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo do Colégio Militar de Belo Horizonte (Avenida Marechal Esperidião Rosa, 400, bairro São Francisco), com a presença de autoridades, professores e estudantes.

 

O JEBH é uma competição esportiva e educacional realizada desde 2017 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O torneio valoriza a prática esportiva escolar e promove o intercâmbio socioesportivo dos alunos-atletas.

 

Estão inscritas nos Jogos 70 instituições de ensino das redes municipal, particular, estadual, além de instituições de práticas de paradesportos.  O torneio terá início no dia 11, e os alunos-atletas disputarão os jogos em 25 modalidades distribuídas entre olímpicas, não-olímpicas e paralímpicas, tais como atletismo, badminton, basquetebol, futsal, judô, natação, entre outras. No Portal da Prefeitura de Belo Horizonte estão as informações das competições como calendários, resultados e regulamentos.

 

O torneio não foi realizado em 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19. Esta edição de retomada dos jogos tem execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

 

O JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.