Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

Abertura de Centros de Saúde 24h reduz tempo de espera em UPAs de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte tem definido diversas ações para garantir a assistência da população em meio à pandemia. Para isso, foram implantadas, no último mês, nove Unidades 24h, que funcionam em sedes de centros de saúde, e oferecem atendimentos para casos não Covid. 

 

Entre os dias 26 de março e 20 de abril foram atendidas, nas Unidades 24h, cerca de 11,2 mil pessoas. Já nas UPAs, nos primeiros 20 dias de março, foram registrados cerca de 38 mil atendimentos. De 1° a 20 de abril, esse número caiu para 21 mil. 

 

“Isso demonstra que nosso objetivo de priorizar o atendimento de casos de Covid nas UPAs tem sido atingido. A queda no volume de demanda tem sido de cerca de 44%. E o mais importante é que a população está recebendo assistência, seja nas UPAs ou nas Unidades 24h, em tempo oportuno e com qualidade”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. 

 

Essa definição da Secretaria Municipal de Saúde visa ampliar o atendimento a casos não Covid e que são classificados como baixa e média complexidade. Sendo assim, as UPAs ficam dedicadas, prioritariamente, ao atendimento dos casos sintomáticos respiratórios, pediatria e traumas. 

 

Os nove locais não estão sendo utilizados como postos de vacinação. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.