Pular para o conteúdo principal

Ator em cena usa uma máscara no rosto e outra na mão.
Foto: Alex Brenner

Aberto edital para seleção de proposta curatorial para o FIT

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura (FMC), com o objetivo de horizontalizar e democratizar os processos relacionados ao Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH), e o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) lançam o primeiro Edital para Seleção de Propostas de Curadoria para o FIT-BH. Possibilitado por um acordo de cooperação entre as instituições, o edital traz proposição inédita e faz parte da estratégia de reestruturação dos modelos de gestão e curadoria aplicados nos festivais públicos da cidade, que passarão a envolver maior transparência e abertura para a participação dos agentes culturais na construção das políticas públicas. As inscrições acontecem até o dia 4 de abril por meio da plataforma Mapa Cultural BH. O link para inscrição, assim como o edital completo, está disponível no site Mapa Cultural, na aba Projetos.
 

Ao longo de sua trajetória, o FIT-BH foi pautado por diretrizes ligadas à democratização do acesso à cultura e o intuito é expandir essa visão cada vez mais. Além da elaboração de uma programação descentralizada, que atenda as nove regionais administrativas da cidade e permita capitalizar um público maior e, sobretudo, mais diverso, o Festival entende que é importante ampliar o diálogo e estabelece desde o início de sua elaboração.
 

Segundo Romulo Avelar, presidente da FMC, ampliar o diálogo, aproximar a sociedade civil dos processos decisórios e da construção das políticas públicas de cultura é a proposta da nova gestão da FMC e da SMC. “É uma proposta ousada e inédita, não temos conhecimento de nenhum festival que tenha sua curadoria selecionada por Edital. Estamos com uma grande expectativa e acreditando que será um divisor de águas na história do FIT” salienta Romulo Avelar.
 

Em treze edições do FIT-BH, a capital mineira recebeu artistas e grupos de 42 países contemplando todos os continentes e quase um milhão e seiscentos mil espectadores. Com reconhecimento estabelecido, o festival quer agora renovar sua visão e ampliar sua compreensão estrutural. 
 

As propostas poderão ser enviadas por pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas em Belo Horizonte ou Região Metropolitana e deverão atender às demandas de difusão, formação, reflexão, intercâmbio e descentralização que marcam a política do FIT-BH. As equipes curatoriais deverão ser compostas por, no mínimo, três integrantes, entre os quais poderão figurar profissionais de qualquer parte do Brasil e do mundo. As inscrições acontecem apenas de maneira online através da plataforma Mapa Cultural BH.