Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação
Arte/PBH

17ª Coluna Literária aborda a literatura acessível para adultos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lança, nesta quarta-feira (28), a 17ª edição da Coluna Literária. Com o tema “Literatura na ponta dos dedos”, a publicação destaca a produção acessível para adultos. O tema foi escolhido por causa do “Setembro Verde”, iniciativa que reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. Produzida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, a Coluna Literária traz dicas para incentivar a leitura e pode ser conferida na íntegra no blog do Portal Belo Horizonte.

 

A edição deste mês convida os leitores a refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência, buscando contribuir para a luta pela igualdade. Foram convidadas para esta edição pessoas com deficiência visual, e também aquelas que de alguma forma contribuem ativamente para a temática da acessibilidade.

 

A Coluna Literária traz ainda o perfil literário do escritor Ricardo Água. Nascido na cidade de Raul Soares, Minas Gerais, Ricardo ingressou no Seminário Arquidiocesano de Belo Horizonte no ano de 2000, buscando realizar seu sonho de ser padre. No Seminário, formou-se em Filosofia e cursou o primeiro período de teologia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Graduado em Filosofia, Direito e Teologia, Ricardo Água é Padre Diocesano, funcionário público federal e estudante de Idiomas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Latim).   Através de seus Livros, Padre Ricardo incentiva as pessoas a lutarem pela construção de uma sociedade igualitária, um mundo onde a humanidade conviva harmonicamente, sem quaisquer espécies de desigualdades.

 

Sobre a Coluna Literária

 

A Coluna Literária é uma atividade do projeto Promoção da Leitura, da Gerência de Bibliotecas Promoção da Leitura e da Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa foi criada com o intuito de aproximar leitores da ação de promoção e incentivo à leitura e escrita realizada pela rede de bibliotecas públicas municipais da FMC.

 

Rede de Bibliotecas

 

A Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura é composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. São 17 bibliotecas instaladas nos Centros Culturais, além das unidades do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, do Museu da Moda (MUMO), do Cine Santa Tereza, da Escola Livre de Artes e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). Juntas, elas receberam em 2019 e 2020 mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, gibis, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens.

 

A rede de bibliotecas da FMC conta com acervo acessível e oferece atividades através do serviço de extensão da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. São oficinas que buscam sensibilizar as pessoas como um todo sobre a importância da acessibilidade através da literatura.

 

Serviço

Coluna Literária – Setembro 2022

Tema: “Literatura na ponta dos dedos”

Blog do Portal Belo Horizonte