Pular para o conteúdo principal

Show musical no Teatro Raul Belém Machado destaca a sonoridade afro-mineira
Arte/PBH

Show musical no Teatro Raul Belém Machado destaca a sonoridade afro-mineira

criado em - atualizado em

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado será um dos palcos da turnê do álbum “Anunciano”, do coletivo musical “Babadan Banda de Rua”. O álbum, gravado em 2019, propõe um resgate histórico-cultural e um intercâmbio artístico com o patrimônio afro-mineiro, ao se balizar nas tradições do Congado, Candomblé e Bandas de Minas. O show acontece nesta sexta-feira, dia 17 de maio, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

Desde 2018, Babadan Banda de Rua é presença marcante nos becos e vielas, teatros, espaços culturais e carnavais de Belo Horizonte e região. A missão é exaltar uma sonoridade afro-mineira e, ao mesmo tempo, reforçar a necessidade da reconexão com a ancestralidade. O bloco foi idealizado por um coletivo de artistas comprometidos com o combate ao racismo, e tem como objetivo criar uma música pautada em tradições mineiras, como o Congado, as influências das Bandas de Minas e o Candomblé. O resultado dessas três vertentes é um som arrojado que religa o povo negro às suas origens, celebra a importância da cultura negra e se engaja na luta e combate ao preconceito étnico-racial.

O coletivo é formado pelos artistas Acauã Rane, Alaecio Martins, Aldo Bibiano, Ana Cecilia Assis, Davidson Inácio, Débora Costa, Jonas Vitor, José Vitor Assis, Juventino Dias, Miguel Praça, Raquel Franco, Silas Prado, Tales Bibiano, Tiago Ramos, William Alves. O show do Babadan Banda de Rua conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.