Pular para o conteúdo principal

Projeto EducaZoo é ampliado para escolas municipais de todas as regionais
Divulgação/PBH

Projeto EducaZoo é ampliado para escolas municipais de todas as regionais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está intensificando as ações educativas sobre as doenças infecciosas transmissíveis de animais para seres humanos, além dos cuidados para manter os bichinhos saudáveis. Por meio do Projeto EducaZoo, estão sendo realizadas atividades lúdicas e palestras para os alunos das escolas municipais. Esta semana estão confirmadas ações do projeto em cinco unidades de ensino das regionais Leste, Nordeste e Oeste, nos turnos da manhã e tarde.

O projeto EducaZoo foi implantado em 2023, inicialmente em instituições de ensino da regional Pampulha e a estratégia de aprendizado foi bem aceita pelos alunos, alcançando mais de 1,2 estudantes de cinco escolas municipais. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

A equipe, formada por Agente de Combate a Endemias (ACE) e médicos veterinários e biólogos, terá como objetivo sensibilizar os estudantes quanto às medidas de controle e prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, além da raiva, leishmaniose, esporotricose e febre maculosa. E, com isso, intensificar o controle de zoonoses e a prevenção dessas doenças em pessoas e animais. Haverá também explicações de como cuidar dos pets, com ações básicas que devem ser seguidas para garantir a saúde do animal.

A abordagem a esses assuntos é realizada de forma divertida e descontraída, com jogos de trilha do saber e memória, dominós, cruzadinhas e caça-palavras. Serão feitas ainda apresentações do grupo de mobilização social da Secretaria Municipal de Saúde, o MobilizaSUS.

As escolas receberão também material informativo para que sejam realizadas, em casa, atividades conjuntas junto aos pais ou responsáveis. A ideia é orientar e incluir todos no processo de aprendizado e prevenção.