Pular para o conteúdo principal

PBH e Ministério da Saúde visitam nova unidade oncológica que funcionará em BH
Divulgação

PBH e Ministério da Saúde visitam nova unidade oncológica que funcionará em BH

criado em - atualizado em

Nesta segunda-feira (17) foi apresentado ao secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a estrutura da nova Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), que será aberta pela Feluma no segundo semestre deste ano. A implantação do serviço tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e irá ampliar a oferta de oncologia para os moradores do município e de todo o estado. A visita contou também com a participação do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, da secretária de Estado Adjunta de Saúde da SES-MG, Poliana Cardoso Lopes, e do presidente da Feluma, Wagner Eduardo Ferreira.

O novo serviço tem previsão de ser inaugurado em setembro de 2024 e será 100% SUS. Dentre as inovações, cabe destacar o fast track oncológico, modalidade que prevê a realização rápida de consultas e exames para o diagnóstico de câncer.  A unidade também irá ofertar consultas especializadas e exames para diagnóstico dos cânceres mais prevalentes, como cólon, colo de útero, próstata e mama, além de tratamentos onco-hematológicos, de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Saúde.

“É um importante incremento para Belo Horizonte. Há décadas o município não habilitava novo serviço oncológico com atendimento pelo SUS. A ampliação na oferta de serviços oncológicos é muito oportuna para garantirmos ainda mais agilidade aos pacientes, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento”, explicou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Atualmente, Belo Horizonte conta com sete hospitais habilitados para assistência oncológica pelo SUS, que foram responsáveis por cerca de 141 mil atendimentos em 2023, dentre cirurgias e tratamentos.

A Unacon ofertará uma linha de cuidado integral, ou seja, o paciente será recebido no local para realizar exames, receber o diagnóstico e, caso necessário, iniciar o tratamento. O serviço tem previsão de ter 36 pontos de quimioterapia, em um prédio de 11 andares. Além disso, o novo serviço irá promover a ampliação de leitos no Hospital Universitário Ciências Médicas, que serão destinados para pacientes oncológicos. 

Serão disponibilizados ainda ultrassom, ressonância magnética, colonoscopia, biópsia guiada e anatomopatológico, dentre outros exames. Para o tratamento, a unidade irá realizar quimioterapia e cirurgias oncológicas, com referência garantida para radioterapia.