Pular para o conteúdo principal

PBH celebra Mês da Mulher com programação especial nos equipamentos culturais
Ricardo Laf

PBH celebra Mês da Mulher com programação especial nos equipamentos culturais

criado em - atualizado em

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação cultural especial para homenageá-las, reconhecendo, valorizando e refletindo o papel fundamental das mulheres na sociedade. As mais de 40 atividades acontecem em diversos equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura como centros culturais, biblioteca, museus, teatros e cinema. Na programação estão ateliês, oficinas, exposições, mostras de cinema, rodas de conversa, além de shows e apresentações teatrais. A programação completa referente ao Mês das Mulheres pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Durante o mês de março, os centros culturais e bibliotecas municipais oferecem atividades gratuitas em diversas regionais da cidade, destacando o protagonismo feminino na literatura, artes visuais e música. Eventos como "Café, Prosa & História" e "Sarau da Metamorfose" proporcionam reflexões sobre a imagem da mulher na história, e exposições como "Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas" celebram a presença feminina nos quadrinhos. Além disso, há projetos como "Vozes Negras – Empoderando com música" e "Trançarolando – Curso de tranças e penteados afro", visando fortalecer a autoestima das mulheres negras. O Cine Santa Tereza oferece duas mostras especiais em homenagem às mulheres, e os Museus Públicos Municipais apresentam programações temáticas, incluindo exposições, oficinas e visitas mediadas. Nos teatros, espetáculos como "Mulheres em Movimento" e "8 Mulheres: Uma Celebração Unificada" celebram a diversidade e resiliência das mulheres. Por fim, o Projeto “Expedições do Patrimônio” destaca a força das mulheres negras, com uma expedição gratuita ao Quilombo Souza, evidenciando o papel crucial das mulheres afro-brasileiras na liderança dos quilombos belo-horizontinos.

Esta iniciativa é resultante das políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte que têm como diretrizes básicas a universalização do acesso à arte e cultura e à diversidade cultural, à formação e à descentralização das ações, implementadas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

Centros culturais, centro de referência e bibliotecas

Os centros culturais e bibliotecas municipais oferecem mais de 25 atividades gratuitas que acontecem em diversas regionais da cidade, durante todo o mês de março. No Centro Cultural Bairro das Indústrias, acontece o evento "Café, Prosa & História", no dia 8, das 15h às 16h30, proporcionando um momento de reflexão sobre a imagem da mulher na história, enquanto desfrutam de um café da tarde compartilhado. Já no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, há o "Sarau da Metamorfose" no dia 1º, das 10h às 11h, e a "Oficina mulher brasileira", no dia 8, das 9h30 às 10h30, ambos dedicados ao protagonismo feminino na literatura e nas artes visuais, respectivamente. Além disso, uma exposição intitulada "Inarredáveis! Mulheres Quadrinistas" está disponível para visitação de 5 a 29 de março, no horário de funcionamento do CCLAO, destacando a presença feminina no mundo dos quadrinhos.

Outros Centros Culturais também se destacam com atividades diversificadas. No Centro Cultural Lindeia Regina, o projeto "Vozes Negras – Empoderando com música" acontece todas as quintas-feiras, das 18h às 19h30, buscando fortalecer a autoestima de meninas negras por meio da música. Já o Centro Cultural Pampulha oferece o "Trançarolando – Curso de tranças e penteados afro" nos dias 1º, 8 e 15, sextas-feiras, das 14h às 17h, e a "Roda de conversa A Mulher ao Longo da História" no dia 27, das 15h às 16h30, abordando temas relacionados à identidade e à história da mulher. No Centro Cultural São Bernardo, eventos como "Café com Lorota – Especial Mês da Mulher" no dia 22, às 14h30, e "Não preciso ser Princesa" no dia 14, às 9h30, promovem diálogos sobre os desafios e conquistas das mulheres em diferentes esferas da sociedade.

Além disso, diversas exposições e atividades culturais estão espalhadas por diferentes regiões da cidade. O Centro Cultural Salgado Filho abriga a exposição "A mulher em minha vida: Heroísmo e Ternura", disponível para visitação no horário de funcionamento do CCSF. Enquanto o Centro Cultural Vila Fátima apresenta a exposição "Matriarcas da Serra: Fotografias e Relatos", também com visitação no horário de funcionamento do espaço. Outros eventos como o "Groove de Favela – Especial Mês das Mulheres" na Vila Marçola no dia 16, a partir das 16h, e a "Oficina de Fotografia com Roda de Conversa" no Centro Cultural Urucuia no dia 8, das 14h às 16h, também enaltecem a presença feminina nas artes e na cultura, proporcionando espaços de reflexão, celebração e empoderamento.

No Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP, acontecerá o “Sarau da Resistência”, realizado em parceria com o Instituto Lumiar, no dia 26, das 19h às 20h30. Este evento contará com a presença da poeta Nívea Sabino, em alusão ao Mês da Mulher, sendo aberto ao público e ocorrendo na Tenda do Casarão. Na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - BPIJ-BH, durante todo o mês de março, em comemoração à luta pela igualdade de direitos das mulheres, haverá o destaque nas atividades para obras de autoria feminina. No dia 27, às 14h, está marcado o Clube de Leitura, uma atividade mensal que visa discutir livros do acervo, sendo o livro escolhido "O céu para os bastardos", de Lilia Guerra.

Cinema

O Cine Santa Tereza celebra o Mês das Mulheres com duas mostras especiais em março. “Retratos: Elas em Destaque” busca explorar trajetórias de mulheres de diferentes contextos, épocas, paisagens e idades, reunindo obras sobre um rico universo de vivências e sensibilidades. São filmes que acompanham mulheres ambientalistas, mães, ativistas, artistas e escritoras, que lutaram e lutam para exercer plenamente suas subjetividades, direitos e propósitos. A mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

Outra atração é a “V Mostra Diálogo pela Equidade: Mulheres Plurais”, dedicada a dar visibilidade à atuação feminina no âmbito do audiovisual, buscando discutir e refletir sobre a presença das mulheres no cinema brasileiro. Esta edição homenageia a atriz Marcélia Cartaxo, com uma retrospectiva de filmes protagonizados e dirigidos pela artista, sendo algumas destas exibições comentadas com a presença da homenageada. A programação traz também produções contemporâneas de autoria de mulheres, que abordam temáticas como feminismo e ativismo social, negritude, trabalhadoras sexuais, maternidade, sexualidade e direito ao corpo. A mostra é uma ação intersetorial entre a Diretoria de Promoção das Artes/FMC e a Diretoria de Políticas para as Mulheres/SMASAC, e integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, realizado em parceria com o Instituto Odeon. Apoio do Conselho Municipal do Idoso.

Os ingressos para todas as sessões do Cine Santa Tereza podem ser retirados antecipadamente pelo site. Uma quota de 50% dos ingressos é reservada para retirada no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões.

Museus

Os museus públicos municipais também terão uma programação especial dedicada às mulheres. A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março, das 10h às 18h, uma edição feminina da mostra “Rostos da Pampulha” ocupará o Espaço Cobogó, apresentando figuras emblemáticas da história da Pampulha, como Juracy Guerra, Sá Don´Anna, Sara Kubitschek e Mana Coelho. Além disso, às 14h, no mesmo dia, acontecerá o encontro “Mulheres e o Autismo”, com Sophia Mendonça, mulher trans autista, e sua mãe, Selma Sueli Silva, mulher autista. Elas compartilharão suas experiências e trarão informações sobre as vivências das mulheres autistas.

O Museu Casa Kubitschek (MCK) também participa da celebração com a “Visita Mediada ao Jardim dos Afetos de Dona Juracy”, no dia 9 de março, às 15h. Os participantes terão a oportunidade de explorar os jardins cuidados por Dona Juracy Guerra e participar de uma oficina de carimbos botânicos. Já no Centro de Documentação (CEDOC) do Museu de Arte da Pampulha (MAP), localizado no Museu Casa Kubitschek (MCK), no dia 16 de março, às 15h, ocorrerá o Ateliê Pampulha - Edição Especial “Livro de Artistas Mulheres”, uma oficina que explora a expressão artística feminina através de publicações visuais.

O Museu da Moda (MUMO) oferecerá, ao longo do mês de março, quatro oficinas de crochê, das 14h às 18h, nos dias 8, 9, 20 e 28. Os participantes aprenderão a confeccionar touquinhas infantis que serão doadas à Creche Clara Nunes, em uma iniciativa que visa celebrar a feminilidade e promover a solidariedade. 

Teatros

No dia 8 de março, às 18h30, o espetáculo de dança gratuito "Mulheres em Movimento", dirigido por Karita Salis, apresenta uma homenagem à força, resiliência e diversidade das mulheres em todo o mundo. A apresentação acontece no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, em uma combinação de estilos que incluem contemporâneo, balé, jazz, danças culturais e forró, conduzindo o espectador por uma jornada que reconhece a luta e as conquistas das mulheres ao longo da história. Os ingressos para o evento podem ser retirados no site ou na bilheteria do teatro, duas horas antes da apresentação.

Também no dia 8 de março, às 20h, o Teatro Marília será palco do evento musical "8 Mulheres: Uma Celebração Unificada", que promete encantar o público com uma experiência que explora a multiplicidade de talentos e perspectivas femininas, em uma celebração autêntica que ecoa a resiliência, a criatividade e a força das mulheres. No palco, estarão as cantoras e compositoras Augusta Barna, Gabriela Viegas, Julia Guedes, Juliana Shiutz, Mac Júlia, Marina Miglio, Maíra Baldaia e Jasmin Godoy. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site ou na bilheteria do teatro, que estará aberta 2 horas antes do início do espetáculo. Há opções de ingresso inteiro por R$40 e meia-entrada por R$20, além de uma promoção especial antecipada até o dia 7 de março, com ingressos a R$25. 

Além disso, como parte das comemorações do Mês da Mulher no Teatro Marília, uma série de eventos musicais gratuitos está programada por meio do Circuito Municipal de Cultura. No dia 21 de março, às 20h, o espetáculo teatral 'Mesa Redonda', protagonizado por Alice Cabral, aborda de maneira poética e profunda a solidão enfrentada pela mulher negra. O evento promove um diálogo essencial sobre questões de identidade e representatividade. No dia seguinte, 22 de março, também às 20h, o Teatro Marília apresenta "Vento Nordeste - Déa Trancoso canta Alceu Valença", uma performance única que revisita canções do renomado músico Alceu Valença.

No dia 23 de março, às 20h, Patrícia Ahmaral traz ao teatro o show "Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto", uma homenagem ao poeta piauiense que deixou sua marca na música brasileira moderna. Encerrando a programação, no dia 24, a cantora e compositora Camila Menezes apresenta o show Linhas Imaginárias, que une ritmos originários do Brasil e expressões artísticas de outras partes do mundo.

Patrimônio

O Projeto “Expedições do Patrimônio” do mês de março abordará a força, resiliência e resistência das mulheres negras. A expedição acontecerá no Quilombo Souza, no dia 23, e as inscrições serão gratuitas. Os Quilombos belo-horizontinos são espaços marcados pela liderança das mulheres através do matriarcado, símbolo bastante potente da força das mulheres afro-brasileiras. Desenvolvido desde 2019, o Projeto “Expedições do Patrimônio” é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da FMC. A proposta é permitir que, a cada edição, os participantes possam aprofundar o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

Serviço

Programação Especial - Cultura - Mês das Mulheres
Locais: Centros Culturais e Bibliotecas municipais; Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Museu Casa Kubitschek, Museu da Moda, Museu de Arte da Pampulha; Teatro Marília, Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado e Cine Santa Tereza
Programação completa: Portal Belo Horizonte