Pular para o conteúdo principal

Parque ecológico: Pista de caminhada, corrimão, árvores, grama e uma ponte sobre o córrego
Foto: Sidney Procópio/PBH

Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara

criado em - atualizado em

Um agradável lugar, com muita área verde e sombras, para realizar atividades ao ar livre, brincar com as crianças, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar a natureza. Assim é o Parque Ecológico e de Lazer do bairro Caiçara. O Parquinho, como é conhecido pela população, é uma reserva ecológica devido à variedade de espécies nativas de flora e fauna. O parque possui uma conservação impecável e é um local bastante visitado pelos moradores do entorno para passeios.

O córrego Cascatinha, afluente do córrego Engenho Nogueira, da bacia do Rio das Velhas e do Rio São Francisco, passa dentro do parque. Durante o percurso é possível admirar a abundância de vegetação de mata ciliar com exemplares como açoita-cavalo, cedro, ingá, jequitibá e louro pardo. A fauna local é composta por aves como bico-de-lacre, pica-pau, rolinha e sabiá, e pequenos mamíferos como micos e gambás. Para fazer amigos de outra espécie, basta deixar um pedaço de banana em uma das árvores e se divertir ao ver os primatas se deliciando com o presente. 

Eliana Marcelina Alves, vizinha do parque há 13 anos, aproveita as folgas do trabalho para ler e ouvir o som da natureza. “Aprecio este ambiente como se fosse a minha casa e trago meus filhos para brincar ao ar livre e longe dos aparelhos eletrônicos. Me sento à beira do córrego, leio meus livros e deixo os meninos se divertindo, sem medo”, conta Eliana.

O espaço possui 11.500 m², com área de recreação para as crianças, quadra poliesportiva e campo de areia, aparelhos de ginástica, pista para caminhada, espaços para convivência, bancos confortáveis e banheiros adaptados. O parque tem acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A unidade conta ainda com uma Academia a Céu Aberto. 

A revitalização dos jardins e paisagismo deixou as pequenas quedas d’água ainda mais charmosas, as crianças podem pegar água para construir castelos de areia e molhar os pés à vontade. 

“Minha alegria é ver meus netos aqui, podendo brincar perto da natureza, correr livre, lanchar, subir em árvore. Se eu for convidada para um passeio, e o parque for uma das opções, com certeza eu escolho o parque”, contou Maria do Carmo Lara, de 74 anos.

Outra visitante que não se cansa de elogiar o espaço é Juliana Soares Lara. “As crianças ficam livres, brincam de jogar bola, construir na areia, na água. Minha filha de quatro anos fica encantada, olhando os micos pendurados nas árvores. Sempre que tenho oportunidade trago a minha família para passear neste parque”, disse a moradora da região.

Ótima opção para atrair a criançada e os adultos, independente da época do ano, o Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara está localizado na Rua Tico-Tico, 100. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h e a entrada é gratuita.

 

09/08/2018 . Parque Ecológico Caiçara. Fotos: Sidney Procópio/PBH