Pular para o conteúdo principal

Moradores serão beneficiados com retomada de obras na Vila Apolônia
Divulgação/PBH

Moradores serão beneficiados com retomada de obras na Vila Apolônia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte retomou as obras de urbanização da Vila Apolônia, que fazem parte do Programa Vila Viva Várzea da Palma, na região da Pampulha. A comunidade será beneficiada com a finalização da implantação de vias, pavimentação de ruas e becos, contenção de encostas, redes de água, esgoto e drenagem pluvial, além de iluminação pública e tratamento das áreas remanescentes. Serão destinados R$ 6 milhões, provenientes de financiamento do governo federal, por meio do PAC/Pró-Moradia, para a realização das melhorias.

Dentre as intervenções previstas, destacam-se a abertura do Beco do Funil, com aproximadamente 330 metros de via entre as ruas Cônego Pinheiro e Vitória da Conquista, e do Beco D, onde será feita a abertura do trecho entre os Becos A e o Lourenço Silva, com extensão aproximada de 160 metros. Importantes vias de acesso como os Becos Carlos Araújo e Santo André também receberão urbanização. 

Para o coordenador urbanístico da Urbel, Marco Antônio dos Santos, que acompanha as obras, as intervenções trarão mais qualidade de vida, acessos adequados e salubridade para os moradores. “Essa região é caracterizada por vias irregulares, descarte indevido e volumoso de lixo e entulhos e esgoto a céu aberto. As obras vão melhorar a circulação de pessoas e veículos, facilitar a coleta de lixo, garantir o saneamento básico e, ainda, favorecer as manutenções como as da Copasa e Cemig na comunidade”, disse. 

A equipe da Urbel está retomando também o trabalho social com as famílias, através do Grupo de Referência local, para acompanhamento das obras. Além disso, será executado um plano de ação ambiental na região, envolvendo moradores, lideranças e escolas. Nas áreas remanescentes de obra - onde serão priorizados alargamento de vias, passeios e áreas destinadas para estacionamento de veículos – serão criados jardins para evitar descarte inadequado de resíduos e ocupações irregulares.