Pular para o conteúdo principal

Férias é sinônimo de arte e cultura nos museus do Centro de BH
Viaduto das Artes/Divulgação

Férias é sinônimo de arte e cultura nos museus do Centro de BH

criado em - atualizado em

Nada melhor que aproveitar o período de férias escolares para explorar a diversidade de atividades culturais e artísticas que são oferecidas nos equipamentos municipais. E os museus localizados no Centro da capital mineira estão de portas abertas para receber crianças e as famílias para participar de uma programação especial e diversificada, totalmente gratuita, que contempla oficinas criativas, rodas de leitura e desenho, brincadeiras, exibição de filmes, entre outras ações.

Todas as atividades são realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO). A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o período das férias escolares é uma excelente oportunidade para que as famílias possam vivenciar experiências enriquecedoras e fortalecer o vínculo com a cultura local. “Essas ações enriquecem as férias, incentivando a imaginação, o aprendizado e o envolvimento cultural em espaços que são verdadeiros patrimônios da cidade. Nosso desejo é que as pessoas se apropriem dos espaços culturais e participem de atividades que promovem o desenvolvimento artístico e cultural.”, afirma a secretária.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Bernardo Correia, destaca o perfil democrático e diverso da programação que será oferecida nos equipamentos museais do Centro da cidade. “A programação de férias que preparamos estimula o acesso à cultura de forma democrática, promovendo o convívio social, a criatividade e o aprendizado, contribuindo para uma cidade mais integrada e culturalmente mais viva”, afirma.

A programação especial dos museus da região central começa pela Sétima Arte com uma série de exibições de filmes no Museu da Moda (MUMO). A ação “CineMUMO - exibição de filmes infanto-juvenis”, oferece uma seleção diversificada de filmes voltados para o público infantil, juvenil e familiar. Uma oportunidade para aproveitar as férias com uma programação em que as crianças poderão conhecer obras cinematográficas e os adultos irão lembrar da própria infância nas exibições dos longas-metragens “Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo” e “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Estão programadas cinco sessões, que acontecem em 16, 18, 23, 25 e 30 de janeiro, sempre às 15h. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.

O Museu da Imagem e do Som (MIS BH) aposta na interatividade com a oficina “Bordando o Som”. Nela, os participantes terão a oportunidade de criar peças bordadas inspiradas nas músicas, letras e ícones da Bossa Nova. A atividade acontece em 18 de janeiro, das 14h às 16h30, e é destinada a crianças a partir de 10 anos. Para participar é necessário inscrição prévia pelo e-mail educativo.mis@pbh.gov.br ou presencialmente na sede do MIS BH.

Também no dia 18, o MUMO oferece ao público a oficina “Bandinha da Clara, criando instrumentos recicláveis”, na qual os participantes serão estimulados a construir instrumentos musicais para a formação de uma bandinha infantil, desenvolvendo socialização por meio de músicas, brincadeiras e dança. A oficina acontece às 10h, voltada a crianças a partir de 2 anos acompanhadas de seus familiares. Inscrições pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br.

No dia 19, das 10h às 12h, O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) entra em clima de gincana, proprocionando uma manhã de brincadeiras no jardim para uma jornada de diversão e aventuras, conexão com a natureza e com a história de Belo Horizonte. A atividade, intitulada “Museu Criativo - Gincana no Museu”, é aberta a crianças de todas as idades acompanhadas de seus familiares, e não requer inscrição prévia. As vagas são limitadas e a participação se dará por ordem de chegada. Informações pelo educativomhab@pbh.gov.br.

Na programação especial de férias, o MHAB oferece ainda o “Educativo aberto”, que visa acolher e interagir com o público espontâneo. O objetivo dessa ação, que será realizada aos finais de semana, é convidar os visitantes a usufruir desse espaço que proporciona diversos recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos, que permitem a realização de atividades de leitura, jogos e brincadeiras. A ação ocorrerá em 19, 25 e 26 de janeiro, sempre das 13h às 16h30, sem necessidade de inscrição.

O  MIS BH vai oferecer também, no dia 25, das 10h às 12h, a atividade “Pequenas Histórias para Acordar Gente Grande”, uma oficina interativa de mediação de leitura voltada para crianças e adultos. Neste encontro, a palavra escrita ganha vida ao som suave do violão, convidando os participantes a desacelerar, mergulhar em pequenas histórias e conectar-se consigo mesmos e com o outro, culminando num momento de yoga e relaxamento. A atividade é aberta ao público de todas as idades e não necessita de inscrição.

Também em 25 de janeiro, o MHAB realiza a atividade “Museu Criativo - Histórias Afro-brasileiras em cores”, em que, por meio de uma roda de leitura e desenho, as crianças descobrem histórias fascinantes da literatura infantil afro-brasileira e soltam a imaginação nos desenhos, desenvolvendo a criatividade e valorizando a diversidade cultural. A ação é voltada a crianças entre 4 e 8 anos de idade, acompanhadas dos familiares, e acontece das 10h às 12h30. As vagas são limitadas e informações podem ser obtidas pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br.

O MUMO dá sequência à sua programação com a “Oficina de Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”, que convida o público a participar de atividades de vivência lúdico-culturais para aproximar as crianças de sua ancestralidade através de jogos e brincadeiras. A oficina será realizada no dia 25, às 10h, e é destinada a crianças a partir de 2 anos, acompanhadas pelo familiar. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br.

No domingo (26), a partir das 10h, o MHAB convida os visitantes a participarem do “Museu Criativo - Jardins coloridos: pintura de chão”, que convida os pequenos a expressarem suas criatividades ao pintar jardins no chão, integrando arte e natureza. A atividade acontece das 10h às 12h, e é voltada a crianças de 4 a 10 anos acompanhadas por seus familiares. As vagas são limitadas e a participação será por ordem de chegada.

Fechando a programação especial de férias do projeto Museus Centro, no dia 30, das 14h30 às 16h30, o MHAB realiza a oficina “Pop up na cidade”, que propõe abordar as características da arquitetura do antigo Arraial do Curral Del Rei e da cidade de Belo Horizonte. Podem participar crianças a partir de 10 anos, acompanhadas por seus familiares. As vagas são limitadas e serão definidas por ordem de chegada.

Endereços

Museu da Moda: Rua da Bahia, 1.149 - Centro

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte:  Avenida Álvares Cabral, 560 - Lourdes

Museu Histórico Abílio Barreto: Avenida Prudente de Morais, 202,  - Cidade Jardim