Pular para o conteúdo principal

Belo-horizontino gera em média 760 gramas de lixo domiciliar por dia
Foto: PBH/Divulgação

Belo-horizontino gera em média 760 gramas de lixo domiciliar por dia

criado em - atualizado em

Cada um dos 2.315.560 habitantes de Belo Horizonte gerou no ano passado, em média, 760 gramas de lixo domiciliar por dia. O cálculo, feito pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), considerou a geração de 643.748,86 toneladas de resíduos domiciliares da cidade durante o ano. Por dia, em média, a SLU recolhe 1.763,79 toneladas de resíduos domiciliares na capital.

 

Para coletar todos esses resíduos, uma grande operação de limpeza é colocada em prática diariamente, resultado de um sofisticado planejamento elaborado pelos técnicos da SLU.

 

A coleta de resíduos domiciliares consiste no recolhimento e transporte do lixo gerado nas residências, no comércio e nos prédios públicos. Em Belo Horizonte, o serviço atende a praticamente 100% das vias da cidade. São 288 rotas por onde passam os caminhões da SLU. Ao todo, são utilizados 161 caminhões, sendo 140 compactadores e 21 mini compactadores, para as vilas e favelas que possuem vias mais estreitas. O serviço é feito por 602 garis e 161 motoristas. Nas vilas onde o mini compactador não tem acesso aos becos, o recolhimento é feito por garis, que utilizam carrinhos de mão para transportar os sacos de lixo até o caminhão. Todos os resíduos domiciliares gerados em Belo Horizonte são destinados para o aterro sanitário licenciado da Central de Tratamentos de Resíduos Macaúbas, em Sabará.

 

O recolhimento de resíduos ocorre diariamente, de segunda a sábado, em algumas localidades, e em outras, de maneira alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras, ou ainda às terças, quintas e aos sábados. A coleta pode ser noturna ou diurna. “Essa escala é feita de acordo com critérios técnicos, como por exemplo a produtividade do resíduo e o trânsito da região”, explica a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende.

 

A coleta domiciliar noturna é realizada em Belo Horizonte a partir das 20h. E o cidadão deve expor os resíduos, devidamente acondicionados na calçada, somente a partir das 19h. Já a coleta domiciliar diurna, o recolhimento dos resíduos começa às 8h, e o cidadão deve disponibilizar os sacos de lixo, devidamente lacrados, somente a partir das 7h, antes da passagem do caminhão.

 

“O lixo colocado indevidamente fora do dia e do horário representa um risco. Além do impacto visual negativo, os sacos de lixo obstruem a calçada, atraem cães e gatos que rasgam as embalagens e espalham o lixo, e insetos e roedores, que podem transmitir doenças. Também há a questão do mau cheiro. No período chuvoso, ele pode ser carreado pelas águas e entupir bueiros e galerias, além de causar o assoreamento em córregos. Tudo isso causa enchentes”, diz Erika Resende.

 

Para saber os dias e horários da coleta em uma determinada rua, o cidadão pode pesquisar no Portal da PBH.

 

Dicas para o correto descarte de lixo domiciliar

 

- Exponha os resíduos domiciliares para a coleta habitual somente nos dias e nos horários programados.

- Se o recolhimento de lixo em sua região é de dia, ponha o lixo devidamente embalado em sacos duplos entre as 7h e as 8h. Se a coleta é noturna, a hora certa é das 19h às 20h.

- Utilize apenas dois terços da capacidade da embalagem para o invólucro não se romper, e lacre bem.

- Objetos pontiagudos ou cortantes, como vidro, agulhas, estiletes e espetos, devem ser colocados em caixas de papelão, como as do tipo longa vida, ou mesmo em garrafas PET.

- O descarte correto evita que os resíduos se espalhem pelas vias causando acidentes, atraindo vetores de doenças ou entupindo bocas de lobo, principalmente no período chuvoso.

- Não jogue no lixo resíduos de saúde, tóxicos ou infectantes.