Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte participa da Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Foto: Qu4rto Studio/Divulgação

Belo Horizonte participa da Feira Internacional de Destinos Inteligentes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte estará presente na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que acontecerá de domingo (17) a terça-feira (19), em Curitiba (PR).

 

Organizada pelo Instituto Ciudades del Futuro da Argentina, a FIDI é um evento oficial da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes. Durante a feira na capital paranaense, representantes da Belotur participarão de workshops e conferências com empresas líderes, profissionais e autoridades públicas de turismo e tecnologia de diferentes esferas para compartilhar conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI).

 

Nesta edição da FIDI, serão apresentados durante a primeira reunião presencial da Comissão Plenária de 2024 os finalistas da 1ª edição dos Prêmios Ibero-Americanos DTI.

 

Membro titular da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes, a Belotur será representada pelo diretor de Políticas de Turismo e Inovação, Marcos Boffa, que vai ministrar a palestra “O processo de governança e os aspectos de segurança em grandes eventos urbanos, com o exemplo do Carnaval de Belo Horizonte”. Outros projetos e ações de Belo Horizonte, como a Bienal da Gastronomia e o Observatório do Turismo, ganham destaque nos totens temáticos que estarão espalhados pela feira.

 

“A FIDI Curitiba será um importante momento para o desenvolvimento das políticas públicas e programas privados voltados para os Destinos Turísticos Inteligentes, tendo em vista a diversidade e multiplicidade de atores com presença confirmada no encontro. Nesse sentido, a participação de Belo Horizonte reforça nosso engajamento nessa importante rede que certamente pautará o futuro do turismo no Brasil”, afirma Marcos Boffa.

 

Boas práticas e transferência de conhecimento

A Belotur integra também a Mesa de Trabalho de boas práticas e transferência de conhecimento da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, que está a frente da realização dos Prêmios Ibero-Americanos DTI, que busca destacar iniciativas de destinos turísticos, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos que contribuem para a transformação inteligente de variados destinos. A apresentação dos finalistas e a premiação acontecerão no dia 17 de março, na Ópera de Arame.

 

Parte da agenda da Belotur inclui a participação na 2ª Oficina da Estratégia Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes - DTI Brasil, no dia 17 de março, a convite do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. O evento se concentra em 28 destinos turísticos escolhidos pelo MTur e pelo SEBRAE/BID, em que Belo Horizonte está incluso, visando discutir os próximos passos para o contínuo aprimoramento do modelo de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil. Além disso, será debatida a criação da Rede DTI Brasil, um marco no setor turístico do país.

 

Outro importante momento será a agenda ‘Encontro de Negócios Turismo Futuro Brasil: Acesso ao Crédito', ocasião em que os 12 destinos integrantes do Programa terão a oportunidade de interagir diretamente com representantes dos principais bancos de fomento que atuam no país com financiamento ao setor público. O encontro acontecerá no dia 18 de março.

Destino Turístico Inteligente

O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) foi criado na Espanha, em 2012, pela Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão de Inovação e Tecnologias Turísticas - Segittur, e se inspira nas Smart Cities. Um destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado numa infraestrutura tecnológica de ponta, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e integração dos visitantes com o ambiente e melhora a qualidade da sua experiência no destino.

 

Em 2021, o Ministério do Turismo iniciou o projeto-piloto ‘Modelo DTI Brasil', adaptando a metodologia espanhola à realidade brasileira. Para isso, assinou uma parceria com o Instituto Cidades do Futuro (ICF), criado pela Fundação Cidade de La Plata, que promove um método para planejamento comunitário e de destino turístico inteligente na Argentina e na América Latina. Adaptado da metodologia original espanhola, o ‘Modelo DTI Brasil’ é pautado em nove eixos, que vão da governança à sustentabilidade, passando pela inovação, tecnologia, promoção/marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.

 

No ano seguinte, a Belotur iniciou a implementação da metodologia em Belo Horizonte. Desde então, a cidade se tornou membro titular da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes e foi selecionada para integrar o ‘Programa Turismo Futuro Brasil’, iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Em 2023, durante o Salão Brasileiro do Turismo, em Brasília, Belo Horizonte foi reconhecida pelo Ministério do Turismo como um Destino Turístico Inteligente em Transformação.