Pular para o conteúdo principal

Ações sustentáveis também fazem parte do transporte e trânsito da capital
Isabel Baldoni

Ações sustentáveis também fazem parte do transporte e trânsito da capital

criado em - atualizado em

Alinhado ao Plano de Mobilidade Limpa da cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte tem adotado alternativas mais sustentáveis no transporte e trânsito da capital, gerando impactos positivos no meio ambiente, mais eficiência e economia energética e, consequentemente, maior responsabilidade social. Dentre essas ações, destaca-se a substituição das lâmpadas fluorescentes por LED nas estações de transferência e integração do transporte coletivo e nos semáforos da capital. Outra iniciativa é o reaproveitamento de placas de trânsito recolhidas por desgaste ou vandalismo, uma das práticas mais importantes na proteção do meio ambiente e que também vem sendo adotada.

Estações de ônibus

Todas as estações de integração e transferência do transporte coletivo municipal são iluminadas por lâmpadas de LED, que possuem um maior rendimento e durabilidade, garantindo uma economia energética de até 80%. Também foram instalados 148 conjuntos de exaustores para a ventilação nos armários e salas técnicas, que permitiram o desligamento de 74 aparelhos de ar condicionado. O custo do investimento foi recuperado em quatro meses e, atualmente, a redução do consumo de energia e manutenção proporciona uma economia anual de cerca de R$630 mil.

Em junho de 2023, as Estações de Transferência e Estações de Integração São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova e José Cândido da Silveira, que possuem fornecimento de energia em baixa tensão, foram contempladas no edital da Prefeitura para implantação de usinas fotovoltaicas (energia solar). Essa implantação permitirá que até 100% da energia consumida nessas unidades seja compensada pela geração de energia limpa e renovável das usinas, além da estimativa de redução do custo com energia da ordem de 30% ao longo de 15 anos.

Semáforos

Em Belo Horizonte, 100% dos semáforos da cidade funcionam com lâmpadas de LED. Em 2011, quando as lâmpadas convencionais foram substituídas por LED, houve uma redução no consumo de energia de aproximadamente 75%. Além de serem muito mais econômicas, essas são mais duráveis que as lâmpadas fluorescentes e ainda eliminam o “efeito fantasma”, proporcionando mais segurança aos motoristas.

Placas de sinalização

A BHTrans está fazendo um trabalho de reaproveitamento das placas de sinalização que foram recolhidas por desgaste ou vandalismo. As placas são adesivadas e reaproveitadas como sinalização provisória, aumentando a capacidade da sinalização operacional da BHTRANS. Depois de adesivadas, são fixadas em cavaletes para indicar desvios, reservas de área, semáforos desativados, entre outras funcionalidades.

Para o assessor da diretoria de ação regional e operação da BHTrans, Márcio Roberto Pacheco, “o reaproveitamento das placas de sinalização tem um aspecto positivo para o usuário, que terá uma sinalização reforçada nos dias de grandes eventos, tais como jogos de futebol, shows e carnaval”.

Como exemplo, toda a sinalização utilizada nas reservas de área durante a 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, que aconteceu em Belo Horizonte, entre 27 e 29 de maio, foi de placas recuperadas